sábado, 5 de dezembro de 2015

O Pequenino (Disney, 1978)

   Galera, eu tive que refazer este post e republicar ele, para trazer mais e novas informações sobre o curta. Eu havia feito este post antes como uma comemoração de Natal em 2014, mas decidi reformá-lo e passar para esse ano, uma espécie de "atualização radical". Por isso a estranheza de que o post "sumiu".

 O post de hoje é sobre O Pequenino (The Small One, em inglês, também conhecido pelo título de VHS, Um Milagre de Natal), um curta de Natal da Disney.
Lançado originalmente em dezembro de 1978, o curta é uma adaptação do livro infantil de mesmo nome, de Charles Tazewell, de 1939, muito conhecido pela adaptação pelo álbum de Bing Crosby em 1947. Os direitos do livro haviam sido adquiridos pelo próprio Walt Disney em 1960, mas ele só foi realizado em 1978.
O curta havia sido lançado juntamente com o re-lançamento de Pinóquio (1940) em dezembro daquele ano.
A película marcou a experiência dos animadores novatos como Jerry Rees (que mais tarde estaria envolvido no roteiro de O Cão e a Raposa (1981) e diretor de A Torradeira Valente (1987)) e Gary Goldman em produzir um filme pela primeira vez.
É um dos poucos curta-metragens (talvez o único) da Disney a ter referências cristãs, algo raro de ter em um filme da casa do Mickey, uma vez que Walt Disney era cristão.
É o segundo filme da Disney voltado em um país da Ásia, sendo primeiro Mogli, o Menino Lobo (1967) e seguido uma década depois por Aladdin (1992) e Mulan (1998).


Produção de Um Milagre de Natal



A produção deste curta foi entre os lançamentos de Bernardo e Bianca (1977) e O Cão e a Raposa.
O curta marcou o último filme com o envolvimento de Don Bluth, mencionado acima. A partir de 1979, Bluth juntamente com alguns animadores teriam saído do estúdio da Disney para criar seu próprio estúdio e concluir o seu primeiro projeto Banjo the Woodpile Cat, que foi lançado em novembro daquele ano.
Esse êxodo de animadores causou um grande atraso em O Cão e a Raposa.  

Sinopse 

File:The Small One Title.jpg
 Em uma cidade perto de Nazaré havia um menino que tinha um burrinho velho chamado Pequenino (Small One, no original). Um dia, seu pai disse ao menino que não pode mais sustentar Pequenino. Então o menino então sai para vender o burrinho, desde que venda a alguém que cuide bem dele, mas parece que nunca conseguiria vender seu amigo orelhudo. 
Depois de várias tentativas frustradas de vendê-lo, ele finalmente encontra José que procurava por um transporte para levar Maria a Belém.


Curiosidades


Título britânico do curta em VHS

É um dos últimos curta-metragens da Disney a ter o completo uso da xerografia, pois a partir do lançamento de O Caldeirão Mágico, o uso da técnica xerográfica começou a ser reduzido, sendo o último O Príncipe e o Mendigo (1990).
Cena do Menino jogando graveto no chão (cena xerografada), semelhante a Mogli fazendo o mesmo no filme de 1967 (cena original) 
A canção Clink, Clink, Clank, Clank cantada pelos mercadores foi modificada após o lançamento devido a polêmica de estereótipos aos judeus. O mesmo caso aconteceu com a canção Arabian Nights em Aladdin.

Conclusão

O Pequenino é um curta-metragem natalino bonito, faz lembranças ao Natal cristão, nascimento de Jesus Cristo, vale a pena assistir este belíssimo curta-metragem.
Para fechar o post, assista o curta-metragem, pra quem nunca assistiu e deseja assistir: Um trecho do filme (em inglês):

5 comentários:

  1. Puxa que pena que tiraram do YouTube. Como eu gostaria de assistir!!!
    Como gostaria de revê-lo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, né? O YouTube não perdoa! Tirou qualquer exibição do curta. :(
      E olha que o curta é raro de encontrar, principalmente na dublagem brasileira. Só encontrei no máximo uma história em quadrinhos baseada no curta:
      http://www.ebah.com.br/content/ABAAABgnsAG/hq-pequenino-disney

      Excluir
  2. Achei o filme aqui: https://vimeo.com/302516928

    ResponderExcluir
  3. Achei o filme completo dublado.
    https://www.youtube.com/watch?v=LGEvZXOLvxg

    ResponderExcluir