quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

A Pequena Vendedora de Fósforos (Disney, 2006)

A Pequena Vendedora de Fósforos é talvez um dos mais comoventes filmes da Disney.
O curta originalmente lançado em setembro de 2006, seria um segmento do projeto cancelado Fantasia 2006, que seria uma continuação para Fantasia 2000 (1999–00).
Bom, esse curta é quase impossível de não chorar ao assistir ele, mas ao mesmo tempo um belo filme, apesar de sua natureza triste.
O curta foi baseado no conto de mesmo nome de 1845, de Hans Christian Andersen, talvez conhecido, e provavelmente alguém já leu e ouviu essa história quando criança, sendo contada em escolas ou mesmo em casa.
É o único filme dirigido por Roger Allers após o sucesso de O Rei Leão (1994) e que mais tarde após o lançamento do filminho em 2006, teria saído do estúdio da Disney.
É um dos poucos filmes que teve a adaptação fiel ao conto original, ao contrário do segmento do Soldadinho Chumbo em Fantasia 2000, que teve o final modificado pelo fato de que se tivesse o fim como no conto não iria acompanhar o ritmo alegre da música.
O curta pode ser visto em uma edição de DVD de A Pequena Sereia (1989) — que também é uma adaptação de um conto de Andersen, e atualmente na compilação de curtas da Disney que foram lançados entre o final da década de 1990 e os meados da década de 2010 como John Henry (1999), Lorenzo (2004) e Frozen – Febre Congelante (2015).

Produção de A Pequena Vendedora de Fósforos
Bom, repetindo o dito acima, o curta originalmente seria um segmento de Fantasia 2006, e foi produzido em 2005, mesmo com o projeto cancelado em 2004, sendo decidido que o segmento seria um curta ao invés disso, e foi lançado em setembro de 2006.
O curta quase ganhou o Oscar de melhor curta-metragem em seu lançamento, e após o seu lançamento ele foi incluído na edição de 2006 de A Pequena Sereia.

Sinopse
   Acompanhada pela composição Noturno de Quarteto de Cordas Nº 2 em Ré Maior, de Alexander Borodin, a história se passa na Rússia, em plena noite de véspera de Natal, vivia uma pequena menina pobre e que para melhorar a sua condição e sobreviver no inverno, ela tenta vender os fósforos, mas sem sucesso de conseguir vender seus fósforos.
Morrendo de frio, a menina então acende os fósforos que não vendeu e vai sonhando e tendo esperanças quando os acende. Durante isso, ela começa a sonhar junto com a sua avó, e a pede para levá-la, falecendo em plena manhã de Natal com rosto sorridente.

Diferenças entre o conto e o filme

O filme não teve muitas diferenças em relação ao conto original, suas diferenças se dão mais pelo fato de ter sido um pouco amenizado, e como o curta é acompanhado apenas de composição e não possui falas, como qualquer segmento de Fantasia, as falas da menina do conto original foram retiradas.
Por esse mesmo fato, o pai da menina não é nem mencionado no curta, fazendo parecer que a menina é órfã e desabrigada.
As amenizações se dão principalmente pelas características da menina no filme, que usa meias com dedos de fora, juntamente com um xale e uma faixa na cabeça, usando trajes típicos do país. No conto, a menina andava descalça e seus cabelos eram claros e soltos.
A também grande diferença é a localidade do conto que se passa provavelmente na Dinamarca, ao contrário do filminho que se passa na Rússia Imperial. 

Curiosidades

  - O fato mais interessante do curta é a sua animação, que a medida que a menina acende um fósforo e durante seus sonhos e esperanças, os cenários vão a cores mais alegres como amarelo, laranja, verde, marrom e vermelho, dando um contraste ao cenário que é branco, azul, preto e cinzento.

- O visual da menina parece uma versão infantil de Mulan do filme de mesmo nome de 1998.

Conclusão
A Pequena Vendedora de Fósforos é um dos curtas que vale muito a pena assistir, principalmente em época de Natal, pois ele faz refletir que existem muitos pequenos vendedores de fósforos nas ruas que pedem ajuda e nós muitas das vezes damos as costas para eles, e às vezes nós não conseguimos fazer para ajudá-los.
Essa é a mensagem que A Pequena Vendedora de Fósforos quer nos mostrar; esta triste realidade que muitas vezes ignoramos ou esquecemos.
Feliz Natal!
Pra quem deseja assistir o curta assista aqui:

9 comentários:

  1. Onde posso encontrar o Filme completo para assistir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, a Disney havia bloqueado todos os vídeos no You Tube por direitos autorais, mas felizmente você pode ver o curta nesses sites aqui, eu esqueci de mostrar :P
      http://www.dailymotion.com/video/x22k1co_the-little-matchgirl-2006-hq_shortfilms
      http://dovga.com/video/5873/the-little-matchgirl/short-films

      Excluir
  2. Toda vez que eu vejo essa historia meu coração se quebra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! A Pequena Vendedora de Fósforos é um filme bem impactante e bem reflexivo!

      Excluir
  3. Me entristece como uma história assim, escrita há tanto tempo, continua sendo a realidade de tantas pessoas... o mundo não muda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente esta é a realidade desse mundo... Mas o que importa é que no final do filme e do conto a menina está feliz com sua avó no Reino dos Céus. Ela está realmente vivendo um "felizes para sempre" ao contrário dos outros contos.

      Excluir
  4. Que bom que achei sua página, gostaria de baixar esse filme/curta. Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliza! Desculpe a demora em te responder. É que eu acabo esquecendo de colocar notificações no meu blog... Então, sobre o download de A Pequena Vendedora de Fósforos: Eu não encontrei nenhum site que tenha este curta disponível (nem em inglês tem), a não ser o DVD Coleção de Curtas que inclui o filminho.
      Dois links eu encontrei que estão aqui embaixo:

      https://www.elitedosblurays.org/walt-disney-animation-studios-colecao-de-curtas-bluray-1080p-dual-audio/
      http://blogleituracriativa.blogspot.com/2017/03/download-disney-colecao-de-curtas-dual.html

      Caso não consiga baixar, eu recomendo então baixar o vídeo usando o KeepVid, que é só pegar o URL do vídeo que está aqui e clicar Download no lado e escolher a opção se quer baixá-lo em HD, essas coisas.

      É só entrar neste site aqui do KeepVid: https://keepvid.works/

      Excluir
    2. Para facilitar, use o URL deste vídeo: http://www.dailymotion.com/video/x22k1co_the-little-matchgirl-2006-hq_shortfilms

      Excluir