segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Fantasia 2000

Fantasia 2000 é o longa-metragem que começou com o novo período da Disney chamado Era Pós-Renascentista que foi um período em que o estúdio começou a passar por uma séria e angustiosa crise que durou em toda a década de 2000, terminando no final daquela década com A Princesa e o Sapo e oficialmente no início da década de 2010 com o sucesso de Enrolados (2010).
Como o seu título sugere, Fantasia 2000 foi lançado com a intenção de comemorar a virada do século 20 para o século 21, sendo lançado originalmente em 1999, no Ano Novo e oficialmente em junho de 2000.
Fantasia 2000 também é o trigésimo-oitavo longa da Walt Disney Animation Studios (anteriormente Walt Disney Feature Animation Studios), sendo portanto um clássico Disney.
Fantasia 2000 também é a continuação de Fantasia (1940), sendo então a única continuação desse longa até agora realizada, uma vez que o longa teve inúmeras tentativas de ser continuado, desde o seu lançamento original.
O longa foi produzido por Roy E. Disney, o sobrinho de Walt Disney que sonhou em fazer uma continuação, como seu tio sempre sonhou.
Fantasia 2000 é uma das poucas continuações que fazem parte do rol dos Clássicos da Disney, ao lado de Você Já Foi à Bahia (1944), Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus (1990) e Winnie the Pooh (2011).


História e Produção de Fantasia 2000

A história começa em 1940, após o lançamento de Fantasia, quando Walt decidiu continuar o longa, e que quando ele fosse re-lançado teria novos segmentos.
Dentre os segmentos planejados e datados no livro Future Fantasias estavam a ópera Carmen, O Cisne de Tuonela, O Voo do Besouro, O Balé dos Bebês, O Convite para a Valsa (que teria participação dos pégasos do segmento Sinfonia Pastoral, do longa original) e A Cavalgada das Valquírias.
A ideia foi cancelada, pois Fantasia não foi um sucesso de bilheteria e estava em época de Segunda Guerra Mundial e que não tinham mais tempo ou interesse no projeto.
Todas as ideias então foram engavetadas.
Algumas décadas depois, na década de 1970, Roy E. Disney planejou uma continuação para o longa de 1940, mas isso foi deixado de lado, pois no final da década, Wolfgang Reitherman (diretor de animação do segmento A Sagração da Primavera e diretor de muitos filmes da década de 1960 e 70 como Mogli, o Menino Lobo (1967) e Aristogatas (1970)) e Mel Shaw (artista que fez os cenários de Bambi (1942) e as cenas iniciais de Bernardo e Bianca (1977)) estavam produzindo uma sequela para a película chamada Musicana.
O longa teria como característica que cada segmento fosse uma música referente a um país. O longa chegou a ser desenvolvido, a ter os países escolhidos, e a ser montado em storyboards, e estava até pronto para ser produzido e animado.
Porém Musicana infelizmente foi cancelado em 1983. (Para mais informações sobre Musicana, clique aqui)

 Em 1984, um ano após o cancelamento de Musicana, Roy viu a oportunidade de fazer a sua continuação, mas não reaproveitou nada do projeto cancelado, acreditando que não era uma continuação de Fantasia, sentindo que o longa precisa de uma "verdadeira continuação". Com isso, ele começou o projeto do zero.
Porém isso só começou a ser produzido em 1990. Entre 1991 e 1992 foi desenvolvido o segmento Os Pinheiros de Roma, que foi dentre os primeiros segmentos produzidos do projeto.
O filme tinha previsão para ser lançado em 1997, porém em 1996, o longa foi se atrasando, quando foi decidido por mais novos segmentos, deletando assim, os segmentos que fizeram parte do filme original como A Dança das Horas e Clair de Lune, que originalmente faria parte da película original de 1940 e que sua animação foi aproveitada em Música, Maestro (1946), no segmento Blue Bayou.
O segmento de Clair de Lune então foi lançado independentemente naquele ano, e a película continuou na produção.
O segmento da Suíte Quebra-Nozes foi substituído pela Rapsódia em Azul, o seu lançamento foi então adiado para 1999.  
 O projeto até então era chamado de Fantasia Continued, mas foi sendo renomeado para Fantasia 1999 (ou Fantasia '99), até o estúdio então resolver chamá-lo de Fantasia 2000 e foi decidido que ele foi lançado como uma forma de comemorar a virada do século XX para o século XXI.
Imagem com o título de Fantasia '99
Com essa decisão, Fantasia 2000 foi preliminarmente lançado em dezembro de 1999, recebendo críticas bem sucedidas, ao contrário de seu precursor que não foi um sucesso de bilheteria e que foi sendo um sucesso no decorrer de seus re-lançamentos nos anos 60. Porém o seu sucesso foi um pouco inferior em relação a Tarzan, que foi lançado em junho daquele ano e principalmente O Rei Leão (1994).
Embora isso, o longa mesmo assim foi lançado no primeiro dia de janeiro de 2000 em IMAX, comemorando a vinda do século XXI, o começo de um novo milênio e o início da década de 2000.
O longa depois foi lançado oficialmente em junho de 2000, tendo o mesmo ritmo tido nos lançamentos anteriores.
Após o seu lançamento, o estúdio passou a ter uma grande crise na animação tradicional, começando a Era Pós-Renascentista, o período que marcou a queda da animação feita a mão, após a Era Renascentista da Disney que durou desde o final da década de 1980, com A Pequena Sereia até 1999 com Tarzan.
O período da Era Pós-Renascentista terminou de vez em 2009, com lançamento de A Princesa e o Sapo.

Sinopse

Assim como seu precursor, Fantasia 2000 consiste em oito seguintes segmentos:

Sinfonia 5 em Dó Menor
Ao som da conhecida música de Beethoven, esse segmento segue no ritmo de Tocata e Fuga em Ré Menor do filme original, em que segue cenas abstratas e surreais de figuras geométricas como triângulos coloridos voando.

Pinheiros de Roma
Embora que a música de Ottorini Respighi contasse a história dos pinheiros-mansos (Pinus pinea) que nasceram nas ruínas do Império Romano, esse segmento conta história de uma família de baleias jubartes imaginando que são capazes de voar devido a uma supernova (corpos celestes que surgem após explosões de estrelas com mais 10 massas solares) que acontece em uma área polar.
Em um certo momento do segmento, um filhote se perde de seus pais, que fica preso em um iceberg e que com a ajuda de sua mãe, ele consegue voltar a ela e ao seu pai.
Esse segmento marcou como o primeiro filme animado a ter personagens animados por meio de influência digital.

Rapsódia em Azul

Esse segmento musicado pela composição de George Gershwin, se passa em Nova Iorque na década de 1930 ao estilo do cartunista Al Hirschfeld, e conta a história de quatro personagens distintos e que querem seguir as suas expectativas.
O segmento todo é seguido em diversas tonalidades de azul, sendo uma brincadeira ao estilo blue.
Em uma parte do segmento pode ser vista uma caricatura do compositor da música original tocando piano.
Este segmento substituiu a sequência do Quebra-Nozes, originalmente do filme de 1940 em 1997.

O Soldadinho de Chumbo 

Ao som do trecho da composição Concerto de Piano Número 2 em Fá Maior de Dmitri Shostakovich, esse segmento, como o nome do título diz, é uma adaptação do conto de mesmo nome de Hans Christian Andersen.
Este é o segmento completamente animado em 3D e a arte e o design dos personagens foram aproveitados da arte de Bianca Majolie (que trabalhara no primeiro filme de Fantasia) para a sequência do conto para o projeto cancelado na década de 1940 de uma antologia de histórias de Andersen.

O Carnaval dos Animais

Esse segmento que utiliza um trecho da música de Camille Saint-Saëns, conta histórias de um bando de flamingos que tenta forçar um flamingo diferente que gosta de dançar com o seu ioiô a dançar como eles. Mas isso acaba não dando certo!

O Aprendiz de Feiticeiro
Versão remasterizada do segmento original de Fantasia, que foi baseado no poema de mesmo nome de Goethe e acompanhado com a composição também homônima que foi baseado igualmente no conto.

Pompa e Circunstância

Esse segmento é uma versão do evento bíblico da Arca de Noé onde Pato Donald é um servo de Noé.
No segmento, Donald pensa que sua namorada Margarida havia morrido, acontecendo com a mesma pensando sobre seu eterno namorado.
Os dois só encontram no final do segmento quando Donald achou na sujeira, o pingente de Margarida.

Suíte do Pássaro de Fogo

Baseado vagamente no conto russo de mesmo nome e na composição a qual também foi baseada de Igor Stravinski, conta a história de uma jovem espírito da primavera que se assemelha a uma dríade (ninfa das árvores) foi despertada por uma rena e acaba se encontrando face a face com o temível Pássaro de Fogo que estava adormecido em um vulcão.
A sequência tem como mensagem, vida, morte e ressurreição.

Elenco

O segmento dos Pinheiros de Roma foi introduzido por Steven Martin e pelo condutor e violinista Itzhak Perlman.

Quincy Jones, juntamente com o pianista Ralph Grierson introduziu o segmento de Rapsódia em Azul.

A introdução do segmento do Soldadinho de Chumbo foi feita pela atriz, cantora e comediante Bette Midler, acompanhada do pianista israelense-americano nascido na Rússia, Yefim Bronfman.

James Earl Jones, junto com o próprio animador Eric Goldberg apresentaram a sequência do Carnaval dos Animais.

A dupla de ilusionistas e comediantes Penn & Teller fizeram a apresentação do segmento do Aprendiz de Feiticeiro.

A sequência Pompa e Circunstância foi apresentada pelo próprio James Levine, interagindo com Mickey e Donald, sendo o único momento do filme onde há interação de animação com live-action.

Angela Lansbury introduziu o último segmento do longa, O Pássaro de Fogo.


Continuação

   Em 2002, a Disney havia começado a produzir um novo Fantasia chamado Fantasia 2006.
Como o seu nome sugere, ele teria lançado em 2006. Foram produzidos quatro de seus segmentos, mas o projeto acabou sendo cancelado em 2004, provavelmente pelo fracasso de Nem que a Vaca Tussa (2004) e pelo fato da crise da animação tradicional naquela década. Como resultado, seus segmentos acabaram por serem lançados independentemente, na sua grande maioria em festivais de animação.
Os quatro segmentos são Destino (2003), Um por Um (2004), Lorenzo (2004) e A Pequena Vendedora de Fósforos (2006).

Curiosidades 


- O Soldadinho de Chumbo no conto original derrete na lareira junto com a Bailarina formando um coração. Isso foi alterado, pois ficaria evidente que o final não acompanharia com a composição escolhida para o segmento.
É o terceiro conto de Andersen adaptado pela Disney, sendo os primeiros O Patinho Feio (1931 e 1939) e A Pequena Sereia (1989) e seguido pela Pequena Vendedora dos Fósforos (2005) e Frozen – Uma Aventura Congelante (2013).

- A animação do Pássaro de Fogo foi baseada na erupção de Mount St. Helens em 1980.

- Diversos personagens animais dos longas-metragens da Disney como Coronel Hathi, Marahute, os pinguins garçons, Mufasa, Sarabi e Kerchark aparecem como os animais que entram na Arca de Noé no segmento de Pompa e Circunstância.

- O segmento da Suíte Quebra-Nozes havia sido deletado da versão final do filme, mas algumas cenas do segmento podem ser vistas no trailer original do longa. E além disso, o estúdio chegou a ter gravado uma introdução a sequência, que seria feita pelo músico franco-americano de descendência chinesa, Yo-Yo Ma.

- Outro segmento também retirado da versão final foi A Dança das Horas, também do filme original.
Em uma cena do filme, pode ser visto o jacaré Ben Ali-Gator.


- Clair de Lune também estava para originalmente aparecer no filme, mas ele foi removido em 1996 e foi lançado como um curta-metragem naquele ano.

-  É o primeiro filme da Disney a ser lançado em IMAX.

- Apesar de não ter sido mencionado no filme, os personagens de Rapsódia em Azul têm nomes.
O nome do trabalhador de construção é Duke, o da menina é Rachel, o do homem desempregado é Joe e do ruivo de óculos é John e de sua esposa se chama Killjoy Margaret.

- O flamingo que usa ioiô tem uma forte semelhança com um flamingo que aparece em Alice no País das Maravilhas (1951).

- A história do Pássaro de Fogo contada no balé é bem diferente da adaptação mostrada. Na versão original da composição, o "pássaro de fogo" era uma bela harpia (metade mulher, metade ave) que é capturada pelo príncipe Ivan, com quem acaba se apaixonando e o ajuda a derrotar Kaschei, o Imortal.
Na versão do filme, é uma história sobre vida, morte e ressurreição, ao invés de ser uma história romântica como na suíte de Stravinski.

- O final do segmento do Pássaro de Fogo seria com a Ninfa se transformando em um pôr-do-sol.

- Não há nenhum dragão ou alguma figura lendária na Arca de Noé em Gênesis 7, provavelmente as pessoas foram substituídas pelas criaturas para evitar cenas muito fortes.

- Pompa e Circunstância é a terceira versão da Disney da história do Dilúvio. Sua primeira versão foi uma Sinfonia Ingênua lançada em 1933 e a segunda foi um curta em stop-motion lançada em 1959.

-  O visual do personagem John é uma caricatura do então falecido John Culhane.

- Quando Eric Goldberg havia feito o segmento de Rapsódia em Azul, ele o apresentou para Al Hirschfeld antes de seu aniversário de 96 anos, a esposa de Hirschfeld disse que era o melhor presente de toda a sua vida.

- A composição que Stravinsky mais queria que a Disney usasse só se realizou após a sua morte, que na época de lançamento de Fantasia, ele era o único compositor vivo e que havia sugerido a Walt Disney que usasse a composição do Pássaro de Fogo.

- O segmento de Pompa e Circunstância seria originalmente sobre cada personagem da Disney a partir dos últimos 60 anos e que mostraria os príncipes dos filmes anteriores segurando diplomas, enquanto as princesas seguravam bebês. O estúdio até havia convidado os Nove Anciãos que estavam vivos na época para animar os seus personagens originais. Mas a ideia foi logo descartada assim que apresentaram.

Conclusão


Embora que Fantasia 2000 não tenha o mesmo brilho que o seu precursor, ele não deixa de ser um ótimo filme.
E ele será a prova de que é possível sim continuar Fantasia e que é a prova de que o longa é eterno, e passará por várias gerações!

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