quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Goliath II

Galera, o posto de hoje é sobre Goliath II, um curta-metragem experimental lançado em janeiro de 1960 juntamente com o filme live-action Toby Tyler.
O curta tinha intenção de ser um experimento em fazer um filme com a técnica de xerografia, que havia sido utilizado pela primeira vez em A Bela Adormecida (1958).
Após o seu lançamento, ele foi utilizado em 101 Dálmatas (1961), lançado oficialmente no ano seguinte.
O filme é um dos poucos curta-metragens da Disney lançado após o término das Sinfonias Ingênuas em 1939 desde o lançamento de Ferdinando, o Touro em 1938.
É também um dos últimos curtas-metragens feitos durante a vida de Walt Disney, sendo o último Puff e a Árvore de Mel (1966).
O curta foi dirigido por Wolfgang Reitherman, sendo o último filme de curta duração dirigido por ele, os curtas que Woolie dirigiu antes foram curtas do Pateta (apenas os curtas Goofy's Sucess Story (1955, na verdade é um episódio da série da Disneylândia) e Aquamania (1961) ), pois mais tarde dirigiria longa-metragens como 101 Dálmatas, A Espada era a Lei (1963) e Mogli, O Menino Lobo (1967) e os longas no decorrer dos anos 70.
Goliath II foi nomeado ao Academy Award de melhor curta-metragem, perdendo apenas para o curta Munro, de Gene Deitch.

Sinopse
A trama do curta conta que na jângal indiana, havia hum minúsculo filhote de elefante chamado Goliath II (se lê Goliath Segundo), filho de Goliath I, o maior dos elefantes e líder de uma manada de elefantes na selva e que tentava de tudo para conseguir fazer o seu pai se orgulhar dele, porém ele é pequeno demais para um lugar tão grande quanto a jângal a ponto de encontrar perigos imensos como tigres e crocodilos.
O elefantinho só consegue trazer o orgulho seu pai, quando ele salva a manada de um rato arrogante que assustava elefantes por maldade.

Elenco

O curta foi narrado por Sterling Holloway. Holloway Mais tarde dublaria Kaa em Mogli, O Menino Lobo.

O elefantinho Goliath II foi dublado por Kevin Corcoran.

Barbara Jo Allen, após dublar Fauna em A Bela Adormecida, emprestou a sua voz para a mãe de Goliath II.

Paul Frees na voz de Goliath I. Também deu a voz ao Rato.

Mel Blanc fez os efeitos sonoros do tigre Raja.

Verna Felton, após dar a voz a fada Flora, fez a voz de Eloise, uma elefanta que quase pisoteia Goliath II. Verna mais tarde dublou a também elefanta Godofreda em Mogli, o Menino Lobo, sendo o seu último papel.

Curiosidades
Panorama da cena inicial do curta
Como ele é curta um que experimenta o o uso da xerografia nos filmes da Disney, Goliath II repete diversas cenas de filmes anteriores como Bambi (1942), As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo (1949), Alice no País das Maravilhas (1951) e A Bela Adormecida. O curta reaproveita principalmente cenas de Dumbo (1941).
Comparação de cenas. Cena da pomba em Alice no País das Maravilhas (original) e cena de uma ave em Goliath II (cena xerografada)
O crocodilo Tic-Tac do filme Peter Pan (1952) aparece como um dos personagens do curta com um papel neutro. Além disso, suas cenas foram reaproveitadas do filme original.

Além do Crocodilo Tic-Tac, o Sr. Coruja (do filme Bambi) faz uma pequena aparição no curta. 

A cena dos elefantes se colidindo foram reusadas mais tarde em Mogli, O Menino Lobo.

Quando Goliath II foi lançado nos países de língua servo-croata no final dos anos 70, o curta fez tanto sucesso que o curta pode até ser chamado pelo nome servo-croata do curta Slonić Ćiro ou Slonić Ćira.

Conclusão

Bom, o curta de fato é um experimento para os próximos filmes dos anos 60.
O curta é bem divertido e vale a pena assistí-lo.
Pra quem nunca assistiu e deseja assistir assista aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário