segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Onde Vivem os Monstros (Disney, 1983)

 A Disney, desde os anos 80, queria fazer um filme com mistura animação tradicional com digital (ou imagem gerada por computador (CGI)).
Mas infelizmente não consegue fazer, e que houve filmes que foram cancelados por causa disso.
Foi o que aconteceu com o filme Onde Vivem os Monstros, de 1983.
 Um filme de curta-metragem que seria produzido por John Lasseter, e animado por Glen Keane, bem nos primeiros anos da década de 80. O curta-metragem, é lógico, seria baseado no livro de mesmo nome, de Maurice Sendak, que era um livro premiado na época. Livro, que revolucionou a literatura infantil e que fez muito sucesso, principalmente nos Estados Unidos, embora que o livro seja muito pouco conhecido no Brasil.
   O filme seria exatamente como escrito acima, um curta animado que misturaria animação 2D com a 3D, o que faria desse filme bem ambicioso na época.  

   Foi considerado pelo próprio John Lasseter, que começou a sua carreira inicialmente no longa-metragem nunca-realizado Musicana, que continuaria o longa-metragem Fantasia, de 1940  apenas numa possível adaptação do conto de fadas O Rouxinol e o Imperador da China, estrelado por Mickey Mouse, representando a China. Lasseter ajudou na animação do longa O Cão e a Raposa (1981) e no curta O Conto de Natal do Mickey (1983).
Onde Vivem os Monstros seria um filme que marcaria o primeiro filme de animação a utilizar técnica digital da história da Disney e da animação, antes de O Caldeirão Mágico (1985) ficar com esse título. E também seria o primeiro filme a ser dirigido por Lasseter, antes dos filmes da Pixar, adiante nos anos 80. 
Onde Vivem os Monstros também marcou a demissão de Lasseter em 1983. 
Neste post podemos mostrar como foi a história da versão Disney de Onde Vivem os Monstros e porque este projeto foi abandonado, com pormenores.
         
História de Onde Vivem os Monstros da Disney
  Depois do lançamento de Tron, Uma Odisseia Eletrônica (1982), John Lasseter — responsável pela versão, se "empolgou" com o poder que a nova tecnologia podia gerar.
Após uma conversa com Glen Keane, um dos novatos animadores da Disney (que mais tarde seria conhecido pelas animações de Ariel, Aladdin, Tarzan e Rapunzel) que também admirou a técnica digital em Tron, eles pensaram em fazer um curta-metragem usando a técnica 3D utilizada no filme de 1982.
          Então por volta de 1982, John Lasseter decidiu fazer uma adaptação de Onde Vivem os Monstros, cujos direitos foram entregues a Disney no início da década de 80 e com o apoio de Ton Miller, o chefe do departamento do estúdio a produzir o curta-metragem.
A ideia saiu mesmo quando Tom Willhite se envolveu no projeto, que também estava cansado do estilo tradicional da Disney e decidiu se envolver no projeto.
         No início da produção, a equipe decidiu fazer uma cena em que os personagens fossem tradicionalmente animados em cima de cenários que seriam digitais.
Após uma relutante aceitação do estúdio que estavam intrigados com a ideia, liberaram um orçamento para que fizessem um teste de animação para ver se vai ser uma boa ideia.
John Lasseter foi sendo o responsável pelos cenários digitais e a direção dos movimentos de câmera e Glen Keane, pela animação tradicional.

Após terem feito o teste, apresentaram o teste final para o estúdio que dura apenas um minuto e um meio.
O teste impressionou quase todo o estúdio da Disney.
Porém, apesar de ter impressionado a Disney, o custo da produção do curta utilizando a técnica era muito alto, o que fez o curta cada vez mais complicado e proibitivo.
Como o custo seria muito alto, seria muito difícil para a Disney recuperar o valor que foi investido depois do lançamento, ainda mais que o estúdio estava em época de baixo recurso financeiro.
Isso é claro, levou o estúdio a cancelar Onde Vivem os Monstros.

John Lasseter então leva a ideia para o longa A Torradeira Valente, mas a Disney o demitiu, devido a sua insistência da técnica 3D. Após a sua demissão foi trabalhar para a Pixar, que foi recém-inaugurada por George Lucas em 1986.

Glen Keane voltou as produções de animações tradicionais, mas ele não se esqueceu do teste de animação de Onde Vivem os Monstros.

Tom Willhite passou a produzir A Torradeira Valente, e levou o projeto para o seu próprio estúdio em 1984, e foi lançado em 1987.

Os direitos de Onde Vivem os Monstros foram entregues a Universal em 2001, para produzir um longa-metragem totalmente em 3D, com Eric Goldberg (conhecido por animar o Gênio e co-dirigir Pocahontas) envolvido, mas assim como aconteceu na Disney, o longa foi cancelado, devido aos problemas criativos que o estúdio (da Universal) teve com Maurice Sendak, em pessoa.
Até o projeto finalmente vir parar nas mãos de Spike Jonze e levar o projeto a Warner Bros. que produziu um filme live-action com Max Records no papel do personagem xará Max, e foi finalmente lançado em 2009.
 E quanto a técnica digital foi utilizada em O Caldeirão Mágico, que este longa acabou sendo marcado como o primeiro filme de animação a utilizar imagens geradas por computador.
Mas não para em O Caldeirão Mágico, a ténica 3D. Podemos ver a presença da técnica em O Ratinho Detetive (1986), em uma cena em que Ratagão persegue Basil nas engrenagens do Big Ben. Em Oliver e Sua Turma (1988), podemos também ver o uso da animação 3D no clímax da perseguição de Sykes na sua limosine nos túneis do metrô, os efeitos especiais de A Pequena Sereia (1989), o voo de Marahute em Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus (1990) e finalmente, a cena da dança no salão de baile em A Bela e a Fera (1991).  
O Caldeirão Mágico é o primeiro filme animado da Disney a ter efeitos e objetos feitos por computador da História da Animação.
Curiosidade

        Apesar de Onde Vivem os Monstros ter sido descartado, o teste feito em 1982 pode ser visto em um especial de televisão da Disney nos anos 80, que exibiu o teste. O especial passou originalmente no Disney Channel que foi recém-inaugurado.
O trecho que foi exibido o teste de 1982 do especial pode ser visto facilmente no You Tube (vídeo abaixo).



Conclusão
Embora a Disney tivesse grandes projetos, alguns projetos nem sempre são realizados, como é o caso de Musicana, Onde Vivem os Monstros, Dom Quixote e os demais filmes cancelados e não-utilizados.
Até hoje a Disney tenta fazer um filme de animação como Onde Vivem os Monstros, mas nunca é realizado e/ou é literalmente abandonado como este filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário