segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O Patinho Feio (Disney, 1939)

 O Patinho Feio é um dos mais populares contos de Hans Christian Andersen. Certamente não há ninguém que não tenha ouvido falar dele tanto em sua versão original quanto em outras versões da historieta de Andersen.
O post de hoje é justamente sobre a versão Disney do famoso conto de Andersen publicado originalmente em 1843.
A Disney já teve duas versões diferentes do conto do cisnezinho rejeitado por sua "feiura" e diferença em relação aos patinhos e aos pintinhos, uma de 1931 e outra de 1939.
O post fala especificamente da versão de 1939 que é a mais conhecida dentre as duas versões do estúdio.
Este curta é a septuagésima-quinta e última Sinfonia Ingênua do estúdio da Disney e que ele fechou com chave de ouro a série de curtas animados e alegres da Casa do Mickey que iniciou em 1929 e terminou em 1939 com o filminho.
O filme em si é um remake do filme de 1931, que também foi baseado no conto de Andersen.
O pequeno filme ganhou o Oscar de melhor filme após o seu lançamento original.
A partir de 1938, a Disney começou a fazer curtas-metragens independentes com Ferdinando, o Touro e que a partir deste filme, o estúdio passou a fazer isso até os dias de hoje.

Sinopse
  Em um pântano, uma pata teve seus lindos patinhos dando alegria a ela e a seu marido pato. Tudo ia bem até nascer um estranho filhote branco no meio dos patinhos. Por causa do nascimento do estranho "patinho", casal começa a se desentender até o pai pato ofender a mãe pata acusando-a de ter sido a responsável da aparência feia do filhote de cisne e se separam.
Após a mãe pata rejeitar o patinho por sua suposta feiura, ele começa a pensar que ele é feio, quando viu seu reflexo distorcido.
Após muitas tentativas frustradas de ter uma família, ele descobre que é na verdade um filhote de cisne quando encontra uma família de cisnes cujos filhotes são iguais a ele.

Diferenças entre o conto e o curta

Pelo fato de ter sido um curta-metragem, a história foi simplificada e foram removidos alguns eventos do conto.
O Patinho nasceu em uma fazenda, onde ele é maltratado por todas as aves do terreiro (patos, marrecos, galinhas, gansos e perus). A mãe a princípio defendia ele, acreditando que ele nasceu com defeito e que iria mudar no decorrer até depois estar envergonhada e fingir que ele não existe.
Nesta versão, a história se passa em um pântano, e por esse fato não há presença das outras.
O pai do Patinho não aparece no conto como no curta, ele só é mencionado pela mãe pata.
Pelo fato de ter sido resumido, vários personagens do conto original foram retirados do filme como a moça que cuida dele pensando que era uma pata que tinha uma galinha e um gato mandam o Patinho embora da casa, os patos selvagens, o camponês que dá o cisnezinho de presente a sua esposa e seus filhos. 
Apesar dos patos selvagens terem sido removidos, a Mãe Pássaro parece ser o equivalente aos personagens, assim como a Mãe Cisne e seus filhotes possuem o papel dos cisnes no final do conto.

Curiosidades

- O curta pode ser visto no DVD Fábulas da Disney, que compreende tanto Sinfonias Ingênuas como Os Três Porquinhos (1933) e A Tartaruga e a Lebre (1935), quanto segmentos de longa-metragens como Como é Bom se Divertir (1947) e As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo (1949) e curta-metragens do Mickey, do Pato Donald e diversos filmes de pequena duração do estúdio como Ferdinando, o Touro (1938) e A Pequena Casa (1952).

- O Patinho Feio pode ser visto em uma cena de Lilo e Stitch (2002), onde Stitch se comove ao ler um livro do personagem título, onde ele aparece como uma gravura de livro.

- Apesar do Patinho Feio ser branco no filme, os filhotes de cisne branco (Cygnus olor) são cinzentos e possuem um bico preto. Os cisnes brancos só ficam na cor branca quando ficam adultos.
Filhotes de cisne branco (Cygnus olor)
 - Após o lançamento do Patinho Feio, os títulos originais do curta foram substituídos pelos títulos dos curtas feitos pelo estúdio posteriormente.

Conclusão
O Patinho Feio é uma das variadas versões animadas do conto que não pode deixar de ser assistido.
O conto até hoje se passa por gerações devido a sua bela mensagem, de que devemos tratar bem as pessoas como elas são, pois todos nós somos diferentes, mas somos todos iguais no fundo e que não devemos julgar ninguém em sua aparência sem saber quem é realmente.
Este curta, mesmo simplificado, não perde a essência do conto que é esta mensagem.
Pra quem não conhece o filme, ele pode ser encontrado facilmente no You Tube.
Assistam aqui:

2 comentários:

  1. Eu gostosa fábula do patinho feio ❤️❤️❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito dessa história ❤️❤️❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir