quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A Vitória pela Força Aérea, o longa de Guerra da Disney

A Segunda Guerra Mundial (1939–45) foi sem sombra de dúvidas, o maior conflito da História da Humanidade que envolveu muitos países do mundo, inclusive o nosso Brasil que entrou nela em 1942.
A Segunda Guerra fez com que o mercado europeu fechasse, complicando muito os estúdios de animação e que todos acabaram cedendo ao governo americano.
Foi então a partir de 1942 que a Disney passou a fazer filmes de Guerra, produzindo os quatro curtas Donald Gets DraftedThe Fuehrer's Face, O Espírito de 1943 (estes três são curtas do Pato Donald) e Educação para Morte, que os três últimos foram lançados em janeiro de 1943.
Nesse mesmo ano, a Disney então fez a obscura Vitória pela Força Aérea.
Lançado originalmente em julho de 1943, o longa foi baseado no livro de mesmo nome de Alexander Seversky, publicado em 1942, e o filme não faz parte do catálogo dos filmes animados do estúdio, sendo o segundo a ser um filme assim, sendo o primeiro O Dragão Relutante (1941).
É o único filme de longa-metragem da Segunda Grande Guerra do estúdio da Disney.
A película em si, é uma propaganda de Guerra para o governo estadunidense, fazendo o incentivo da melhoria de aviação do país.
Pelo fato de ser obscuro, A Vitória pela Força Aérea é desconhecido no Brasil e/ou nos outros países.

História e Produção de A Vitória pela Força Aérea
           A Disney havia cedido ao governo americano em dezembro de 1941, um dia após a invasão japonesa no Pearl Habor, mas o estúdio só começou a produzir de vez filmes relativos a Segunda Guerra Mundial a partir do final de 1942. 
Naquele mesmo ano, Walt Disney leu o livro de Seversky e sentiu que a mensagem era importante e então ele mesmo financiou a produção do longa-metragem.
O longa foi sendo feito principalmente para expressar as ideias e teorias de Seversky para o governo e o público.
As sequências animadas foram feitas em 1942. Segundo o crítico Richard Schickel, ele disse que a película foi produzida às pressas, dando a necessidade de ser lançado logo, ignorando as ressalvas com a técnica limitada de animação. 

Curiosidades
 - Após o lançamento do filme, ele virou um assunto de meia página no jornal New York Times com direito de várias imagens de cenas do filme com legendas.

- O longa foi indicado a melhor trilha sonora original.

Conclusão
Bom, pouca coisa se dá para saber sobre o filme, apenas como ele foi feito e a sua motivação de ter sido produzido.
De resto, não há nenhuma informação além disso.
O longa atualmente está censurado, porque atualmente o Japão e a Alemanha são aliados dos Estados Unidos, e é considerado ofensivos para estes dois países, bem como os outros curtas de Guerra do estúdio da Disney.
Pra quem tem curiosidade em ver o filme, trechos animados do filme podem ser vistos aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário