quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Filmes Cancelados da Disney: Parte 04

Bem, muitos devem saber que a Disney tem também seus filmes cancelados.
Desde os anos 30, a Disney teve seus próprios projetos que muitos foram vingados e outros que não foram vingados, ou seja, não foram produzidos, não realizados, não concretizados.
 Embora que tenham filmes cancelados, há filmes não-realizados que simplesmente se destacaram, se popularizam, não só porque foi cancelado, mas também porque há projetos que seriam bem bacanas e curiosos.

Década de 1970 e 1980

O post de hoje é sobre as décadas de 1970 e 1980, época em que a Disney se passou numa época difícil chamada Era Negra que se passou nestas duas décadas, devido a morte de Walt Disney em 1966, e então a partir disso, os estúdios passaram a ter pouquíssimos recursos para produzir longas da Disney.
A Disney tinha recursos tão baixos que o único filme da Disney da década de 80 que fez muito sucesso foi A Pequena Sereia (1989).
E além disso, podemos ver a presença da utilização da computação gráfica, que mais tarde foi utilizado para o longa O Caldeirão Mágico (1985), que esse longa acabou dificultando ainda mais os recursos da Disney, além do filme O Buraco Negro (1979) que dificultou também a situação financeira da Disney.
    Muitos projetos como O Cão e a Raposa (1981) atrasaram devido ao número reduzido de produtores no estúdio, uma vez que metade dos produtores, juntamente com Don Bluth fizeram um êxodo em 1979.

O Hobbit (1972)
Fonte: Howard Lowery.com
Há quem diga que a Disney nunca pensou em adaptar O Hobbit.
Apesar da Disney nunca ter ou procurar ativamente os direitos dos livros de J. R. R. Tolkien, o estúdio chegou a ter um pequeno interesse em fazer uma animação baseada no livro O Hobbit, publicado em 1937.
Em outubro de 1972, artistas da Casa do Mickey analisaram uma possibilidade de adaptar o livro e foram feitos conceitos de arte para alguns personagens, após o sucesso das obras do escritor e professor universitário inglês.
Mas o projeto não saiu do papel, devido ao fato dos direitos de todos os livros de Tolkien serem adquiridos pela Warner Bros. no ano de 1969.

Scruffy (1973)

Este filme seria baseado no livro de mesmo nome escrito por Paul Gallico.
Contaria a história de um grupo de macacos-de-gibraltar, cujo líder é Scruffy, estavam sendo ameaçados pelo Partido Nazista, tentando capturá-los do Império Britânico na Segunda Guerra Mundial.
O projeto até foi aprovado, mas foi abandonado em favor de Bernardo e Bianca (1977).

The Hero from Otherwhere (1976)
    Seria um filme live-action com cenas animadas tal como Mary Poppins (1964) e Se Minha Cama Voasse (1971).
Seria baseado no livro de mesmo nome de Jay H. Williams.
A história gira em torno de dois meninos estudantes de uma cidade de Connecticut que descobrem um planeta chamado Gwyliath.
Estava marcado para ser lançado em 1977, mas foi cancelado, devido a força débil de trabalho do estúdio.

Musicana (1983)
Se tratando de projetos cancelados, Musicana não pode estar de fora. O projeto do final da década de 1970, produzido por Mel Shaw com a ajuda de Wolfgang Reitherman.  
Mais informações sobre Musicana entre aqui.

Onde Vivem os Monstros (1983)

   Durante esta época (déc. de 80), John Lasseter e Glen Keane planejaram fazer um curta-metragem utilizando a técnica digital de Tron.
Então produziram um curta baseado no livro Onde Vivem os Monstros, de Maurice Sendak.

Foi cancelado porque o resultado do filme saiu muito caro, pois o estúdio não ia conseguir recuperar o valor investido após seu lançamento.

Mistress Masham's Repose (1985)
Conceito de arte de Maria feita por Milt Kahl.
Fonte: Deja View
Este projeto seria um filme à la Bernardo e Bianca, baseado no livro de mesmo nome, de T. H. White (autor do livro A Espada na Pedra, a qual a Disney fez sua adaptação em 1963).
Sua produção começou em 1985, perto do final da produção de O Caldeirão Mágico.
Contaria a história que se passa no final da Segunda Guerra Mundial, de uma menina tímida chamada Maria que vive com Sra. Brown, uma velha governanta que a maltratava e que descobre os liliputianos e decide protegê-los da governanta.
Seria o último filme da carreira de Milt Kahl.

Army Ants (1988)

No ano de 1988, a Disney tentou fazer uma história chamado Army Ants (Formigas do Exército, em tradução livre) de uma formiga operária pacifista no cargo de soldado que ensina lições importantes para sua colônia militarista através de seu pensamento independente. 
   O projeto não foi completamente concretizado, por isso não há nenhum conceito de arte, apenas roteirizado, mas o enredo do projeto foi reaproveitado nos filmes FormiginhaZ e Vida de Inseto, ambos de 1998. 

Swabbies (1989)
Esboço de altura dos personagens de Swabbies
Antes do curta O Príncipe e o Mendigo (1990) ser lançado, a Disney estava produzindo um curta do Mickey, Donald e Pateta chamado Swabbies (algo como Desajeitados), seguindo o estilo do filme live-action Recrutas da Pesada (Columbia Pictures, 1981).
A trama contaria que Mickey, Donald e Pateta, desempregados, decidem procurar um emprego e conseguem uma vaga na Marinha Americana como marujos em plena época de Guerra Fria e que se envolver-se-iam em grandes aventuras, pois uniriam forças para derrotar os Irmãos Metralha (que fazem papel de soviéticos) e além de encontrarem suas namoradas (Minnie, Margarida e Clarabela), que aqui trabalhariam na WAVES (um grupo de emergência voluntária que consistia apenas em mulheres na Marinha Americana durante os anos 40).
Apesar de ter sido feito gravações, storyboards e animatics para a pequena película, esta acabou não sendo concluída.

Fim da Parte 04. Adeus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário