Bem, muitos devem saber que a Disney tem também seus filmes cancelados.
Desde os anos 30, a Disney teve seus próprios projetos que muitos foram vingados e outros que não foram vingados, ou seja, não foram produzidos, não realizados, não concretizados.
Embora que tenham filmes cancelados, há filmes não-realizados que simplesmente se destacaram, se popularizam, não só porque foi cancelado, mas também porque há projetos que seriam bem bacanas e curiosos.
Década de 1940*
O post de hoje será dos anos 40, onde podemos ver todas as tentativas da Disney de fazer filmes nesta década em que apertou a Segunda Guerra Mundial, e em que os Estados Unidos participou nesta era, o que complicou a Disney em fazer longas-metragens, e que só tinha recursos para fazer curtas.
Mas não se engane, na década de 1940, a Disney teve planos de fazer longas, assim como curtas cancelados, mesmo em período arriscado de guerra.
* Nesta época também houve tentativas de continuação para Fantasia, longa de 1940. Mas não serão postados neste post, pois todos os projetos de continuação estão no post de Fantasia.
Men in Uniform (1940)
Neste curta do Mickey, conta a história em que o camundongo trabalha como leiteiro e faz amizade com um pequeno gatinho que fica na rua e que o seguia.
Neste curta do Mickey, conta a história em que o camundongo trabalha como leiteiro e faz amizade com um pequeno gatinho que fica na rua e que o seguia.
Penelope and the Twelve Months (1940)
Joe Grant, Dick Huemer e Mary Blair planejaram um curta sobre uma menina chamada Penélope, uma menina curiosa que viaja no tempo através de um relógio mágico dado pelo seu avô.
Guerrilla Duck (1942)
Um curta de guerra estrelando Pato Donald, voltado no Japão. O curta foi substituído pelo curta Commando Duck, de 1944.
Madame XX* (1942)
Neste curta do Pato Donald, voltado na Segunda Guerra Mundial, Donald é um office-boy que trabalha para o Exército Americano, que é seduzido por uma linda espiã nazista conhecida por Madame XX, que rouba os documentos.
O visual de Madame XX, é provavelmente uma paródia da atriz Veronica Lake.
Há um episódio das histórias em quadrinhos do Pato Donald semelhante a esse curta cancelado, chamado de Dangerous Disguise, lançado em 1951, porém com os seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho.
*(se lê e pronuncia Madame Duplo Xis).
Nesta versão, Donald, junto com Zé Carioca e (curiosamente) Pateta, joga caxangá.
A Brazilian Symphony: Caxanga (1942)
Este curta cancelado, seria no Brasil, e também do Pato Donald e do Zé Carioca.
Este curta seria um dos primeiros curtas do Donald no Brasil, originalmente planejado desde 1941 e seria colocado no primeiro longa da Disney na América Latina, Alô, Amigos (1942).Nesta versão, Donald, junto com Zé Carioca e (curiosamente) Pateta, joga caxangá.
Os Gremlins (1943)
Muitos devem ter ouvido falar e sabido a respeito dos Gremlins da Disney. Os Gremlins é outra famosa obra cancelada da Disney.
Os Gremlins ganharam tanto destaque que fazem parte do elenco da série de jogos Epic Mickey.
The Hans Christian Andersen's Tales (1943)
A Nova Roupa do Imperador |
O filme foi cancelado porque a Disney tinha uma certa dificuldade em adaptar os contos originais do escritor, principalmente a personagem do conto A Rainha da Neve, o que fez com que Samuel Goldwyn, que estava envolvido na produção, fizesse sua versão na MGM, nos anos 50.
Os contos que originalmente estavam incluídos no filme eram A Nova Roupa do Imperador, O Rouxinol e o Imperador da China, A Pequena Sereia, A Rainha da Neve, O Soldadinho de Chumbo, O Pinheirinho de Natal e Ole Lukøje (conto do João Pestana).
A Pequena Sereia (mais de 40 anos antes do longa de 1989) |
O Rouxinol e o Imperador |
Os Filhos de Bambi (1943)
Este longa seria uma continuação para o longa Bambi, de 1942, bem antes do filme Bambi 2 (2006). Teria como base o livro de mesmo nome (Bambi's Children), de Felix Salten.
Por causa da Segunda Grande Guerra, a Disney acabou cancelando Bambi's Children.
La Loca Mariposa (1944)
Este curta do Pato Donald se passa na Venezuela, em que ele tenta capturar borboletas.
Este curta estaria no longa Você Já Foi à Bahia? (1944), mas foi cortado por algum motivo.
Chanticleer and Reynard (1945)
Esboço de Chanticleer com sua namorada |
Este longa cancelado da Disney também ficou muito conhecido.
Este curta foi sendo produzido durante os anos 40, com o sucesso de Branca de Neve e os Sete Anões (1937), e que foi cancelado por causa da Segunda Guerra Mundial.
O longa voltou a ser produzido na década de 1960, mas foi cancelado por causa da morte de Walt Disney.
O longa cancelado foi quem deu origem aos personagens do longa Robin Hood serem animais.
Neste filme contaria uma história de galo chamado Chanticleer (foto acima) que se tornou líder das galinhas da granja em que vive, e que como líder ele precisa salvar a granja dos animais "noturnos" os quais são liderados por Reynard, uma raposa viciosa que pretende devorar todos as aves da granja.
O longa também teria um quarto "caballero" chamado Miguelito Maracas, que é um galo-de-briga cubano que faz amizade com Donald, Zé Carioca e Panchito.
O curta foi cancelado em favor de Você Já Foi à Bahia (1944), pois o longa não fez muito orçamento, e quanto ao segmento Brazilian Rhapsody foi reutilizado e reintitulado de Blame it in the Samba e foi colocado para o longa Tempo de Melodia (1948).
Havita (1949)
Conceito de arte de Havita |
Com o sucesso da Sinfonia Ingênua O Pequeno Havita (1937), Disney decidiu fazer um clássico baseado na história original de Havita.
O longa seguiria o esquema de Fantasia, só que seria numa história só.
A história contaria a história de Havita que era um seguidor do Chefe Pacificador que este unificou os iroqueses (tribo indígena norte-americana que vive entre o Canadá e os EUA).
A Disney não fez nenhum filme baseado em algum índio real, até chegar Pocahontas (1995).
Fim da parte 2, mas ainda tem mais obras canceladas da Disney.
Nenhum comentário:
Postar um comentário