quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A Gata dos Meus Sonhos

Galera, o post de hoje é sobre A Gata dos Meus Sonhos, uma "relíquia" do mundo da animação.
Lançado originalmente em outubro de 1962, A Gata dos Meus Sonhos (Gay Purr-ee, no original) é um longa-metragem produzido pela United Productions of America (UPA), a qual é conhecida pelo personagem Mr. Magoo e distribuída pela Warner Bros, e que contou com a ajuda de Chuck Jones no script do longa.
A Gata dos Meus Sonhos marcou a demissão de Chuck Jones pelo estúdio da Warner, pois esteve envolvido na produção, detalhado no decorrer deste post.
  A ideia de um longa-metragem romântico sobre gatos na França, aparece coincidentemente mais tarde no filme da Disney Aristogatas (1970), o primeiro longa-metragem realizado após a morte de Walt Disney em 1966, que começou originalmente como uma série live-action de dois episódios na série Walt Disney's Wonderful World of Color, que foi convertido para um filme animado no decorrer dos anos 60 e que só se concretizou no final daquela década.

Produção de A Gata dos Meus Sonhos
Modelo de design de Mewsette, protagonista do filme
A Gata dos Meus Sonhos é o segundo e último longa-metragem produzido pela UPA, depois de Mr. Magoo e as 1001 Noites (1959), e que após o lançamento do longa, o estúdio fecharia.
O roteiro do filme foi feito por Dorothy Webster Jones, esposa do veterano Chuck Jones, que também esteve na produção do longa, e que acabou violando o seu contrato exclusivo com a Warner, que descobriu isso quando foi distribuir o filme, e teve uma longa discussão com ele sobre os detalhes do seu contrato de exclusividade, levando assim a sua demissão em julho de 1962, juntamente com sua equipe, antes da película estar pronta para ser lançada.
A Gata dos Meus Sonhos foi lançado em outubro de 1962, que embora tenha sido bem recebido pela crítica, ele não foi muito prestigiado no seu lançamento original.
Após o lançamento de A Gata dos Meus Sonhos, Jones juntamente com sua antiga equipe, criou seu primeiro estúdio independente na MGM, que lá passou a produzir curtas novos de Tom e Jerry entre 1963 e 1967.

Sinopse
   
A trama se passa na França em 1895, e conta a história de Mewsette, uma bela e delicada gata angorá branca que vivia numa certa fazenda em Provença com o charmoso e tímido gato listrado laranja Jaune Tom, que se apaixonam, mas ela se frustra com as maneiras de Jaube, levando a decidir fugir para Paris, entrando numa mala de uma moça rica que mora na cidade que foi colocado num trem.
Mal chegando em Paris, Mewsette conhece Meowrice, um gato frajola francês, que a leva para casa de sua "irmã" Madame Rubens-Chatte, uma gata persa cor-de-rosa esnobe que diz a ela que promete transformá-la em uma grande artista.
Mas o que Mewsette não sabe é que Meowrice está usando sua ingenuidade e explorando-a para ser vendida para um gato americano rico que mora em Pitsburgo.
O único que pode salvar Mewsette de Meowrice é Jaune Tom, que com a ajuda de seu amigo atrapalhado e baixinho Robespierre, parte para Paris em busca de sua amada. 

Elenco

Elenco original

Judy Garland, a eterna Dorothy do filme O Mágico de Oz (1939), emprestou sua voz a bela Mewsette. É o primeiro e único filme animado em que Judy participou.

Robert Goulet, ator e cantor de origem franco-canadense, deu a voz ao charmoso e cativante Jaube Tom. O longa marcou a primeira vez em que Goulet participou de um filme.

O comediante Red Buttons fez a voz do baixinho gato azul Robespierre.

Paul Frees foi quem providenciou a voz do vilão Meowrice.

Já a excêntrica Hermione Gingold, dublou a Madame Rubens-Chatte.

O longa foi narrado por Morey Amsterdam, que emprestou sua voz também a um marinheiro no navio em que Jaube Tom e Robespierre estiveram.

The Mellomen, que fizeram participações nos longas da Disney como Alice no País das Maravilhas (1951), Peter Pan (1952) e A Dama e o Vagabundo (1955), providenciaram as vozes dos gatos comparsas de Meowrice.

Julie Bennett fez uma participação na voz de uma camponesa.

Joan Gardner na voz de uma dama rica que mora em Paris e que "enfeitiçou" Mewsette em ir para lá.

Mel Blanc foi fazendo as vozes adicionais no filme.

Curiosidade

Segundo os bastidores do DVD do longa, foi mostrado que Judy Garland sugeriu que os compositores do filme do Mágico de Oz, Harold Arlen e E.Y. Harburg para comporem a trilha sonora do longa.

Conclusão

Bom, A Gata dos Meus Sonhos é um longa simples com belos cenários e ótimas canções. Apesar do filme ter defeitos na sinopse (como a forma de Meowrice querer separar Jaube Tom de Mewsette), o longa é bem simpático, divertido e bem colorido, que não pode deixar de ser assistido.
É um filme que vale muito a pena assistir!
Cenas do filme pra quem tem curiosidade em ver o longa:





Um comentário:

  1. Assisti esse desenho e amei, nunca mais o esqueci.Gostaria poder vê-lo outra vez!!!

    ResponderExcluir