sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Alô, Amigos (Disney, 1942)

Em homenagem às Olimpíadas do Rio de 2016 (sei que estou bem atrasado) e às Para-Olimpíadas que estão vindo quarta-feira que vem no nosso Dia de Independência, o post de hoje é sobre Alô, Amigos, um longa-metragem da Disney do início da década de 1940.
Lançado originalmente em agosto de 1942 nos cinemas brasileiros (dias após o lançamento original de Bambi), Alô Amigos (Saludos Amigos, no original) é o sexto longa da lista de filmes animados da Walt Disney Animation Studios, sendo assim um clássico Disney.
É o mais curto dos filmes da Disney, tendo apenas 42 minutos de duração, muito menor do que Dumbo (1941), lançado um ano antes que possui 64 minutos.
É o segundo filme que foi lançado originalmente fora dos Estados Unidos, sendo o primeiro Bambi que foi lançado em Londres alguns dias antes. E também é o primeiro filme da Disney a ter lançamento em um país da América do Sul antes do lançamento original nos Estados Unidos.
Assim como Fantasia (1940), Alô Amigos é um longa que possui cenas em live-action e é segmentado, além de possuir intervalos.
O longa foi lançado no ano em que o Brasil já havia entrado na Segunda Guerra, em plena época em que o nosso país se viu estar no segundo maior conflito militar global.
    A partir de seu lançamento, os longas-metragens da Disney foram sendo segmentados ao longo da década de 1940, devido a Segunda Guerra Mundial (1939–45) que fez o estúdio ter poucos recursos de produzir longa-metragens em histórias únicas como Pinóquio (1940) e Bambi. E além disso, nessa mesma década também, os longas segmentados foram dando lucros baixíssimos e que só acabou de vez com o lançamento de Cinderela em 1950.
É o primeiro longa cuja continuação também faz parte do catálogo de filmes animados da Disney Studios. Você Já Foi à Bahia (The Three Caballeros, no original) foi lançado originalmente em 1944 nos cinemas mexicanos e em 1945 nos Estados Unidos e no Brasil.
O longa não é tão popular quanto a sua continuação, apesar de ser exibido comumente na TV aberta como SBT, que era exibido principalmente no Sábado Animado.
   No Brasil, o longa é muito conhecido pelo último segmento Aquarela do Brasil que marca a primeira aparição de Zé Carioca, e como conhecemos muito bem a canção de Ary Barroso e o Tico-Tico no Fubá, que foi imortalizado por Carmen Miranda.
O longa foi criado originalmente para promover a Política de Boa Vizinhança (1933–45), para melhorar as relações entre os Estados Unidos e os países da América Latina (que no caso do filme, a América do Sul) para aliarem-se para a Segunda Grande Guerra.
É o primeiro longa-metragem cuja ambientação é na América do Sul.
 Até então, era o único longa-metragem a ser voltado no nosso continente até o lançamento de A Nova Onda do Imperador (2000), que foi lançado seis décadas depois, e Lorenzo que foi lançado quatro anos depois do lançamento do filme do imperador megalomaníaco. 


Produção de Alô, Amigos

Walt Disney no Rio de Janeiro com uma câmera fotográfica. Ele estava batendo uma foto.
A produção de Alô, Amigos começou em 1941, quando Walt Disney e alguns animadores do estúdio viajaram para a América Latina para promover a Política de Boa Vizinhança. E então foi decidido que o estúdio poderia produzir uma antologia de curtas-metragens que fossem ambientados no continente sulista da América.
Dentre os segmentos que estavam na lista de que estariam no filme eram Caxangá, The Blue Orchid, The Lady with the Red Pompom (que marcaria a primeira aparição do Aracuã), Chichicastenango e Lima Story. No decorrer da produção esses segmentos, muitos deles foram deletados como The Lady with the Red Pompom e The Blue Orchid, e outros substituídos por novos segmentos como Lima Story foi substituído pelo Lago Titicaca (apesar de ter elementos dele).
Arte para o longa.
Fonte: South of the Border with Walt Disney and the Good Neighbor Program 1941–48, 2009

Conceito de arte para Pedro, o Avião.
Fonte: 
South of the Border with Walt Disney and the Good Neighbor Program 1941–48, 2009

Após isso, o longa foi lançado em agosto de 1942 nos cinemas cariocas, e lançado oficialmente em 1943 nos Estados Unidos. Antes do lançamento em 1943 nos Estados Unidos, a Disney havia lançado um documentário chamado South of the Border with Walt Disney, onde mostrou todas as viagens de Walt e sua equipe de produção nos países da América Latina.
Alô, Amigos não seria lançado como um longa-metragem como finalmente lançado. Os segmentos do longa seriam lançados separadamente, o que só conseguiram fazer isso nos relançamentos separados em 1955.

Sinopse

No começo do filme, é introduzido o longa e a partir da introdução que são cenas em live-action mostrando uma espécie de bastidores com Walt Disney e alguns animadores e ilustradores, começa a rolar o filme que consiste em quatro segmentos que se passam em quatro países diferentes da América do Sul.


Lago Titicaca


O primeiro segmento se passa no Peru e conta a visita de Donald no país pelo famoso grande lago Titicaca. No decorrer do segmento, Donald conhece um menino quíchua que empresta sua flauta e seu lhama (bastante teimoso) e que o pato vai passando por uma ponte nas Cordilheiras dos Andes. 

Pedro, o Avião


O segundo segmento que ocorre no Chile, que conta a história de Pedro, um aviãozinho que tem a missão de entregar uma correspondência a um outro aeroporto. Durante isso, ele passa por uma grande e perigosa aventura.


Pateta, o Gaúcho


Este segmento se passa desta vez na Argentina e é estrelado por Pateta, que era um caubói e através de um desenhista, ele é levado para o país dos hermanos e se torna um gaúcho*. Lá conhece a cultura argentina e principalmente gaúcha. 



Aquarela do Brasil 


Para fechar o longa, o último e mais conhecido segmento toma lugar no nosso Brasil. Estrelado mais uma vez por Donald, fazendo uma viagem desta vez ao Rio de Janeiro.
No começo do segmento, vão mostrando pinturas de aquarela mostrando as paisagens brasileiras ao som da canção Aquarela do Brasil, de Ary Barroso; quando termina a canção e as cenas de aquarela é que é introduzido o pato nervosinho, que conhece um papagaio carioca chamado José Carioca que se apresenta ao marreco e ao perceber que está falando com o protagonista, se empolga e resolve levá-lo para conhecer todas os lugares cariocas como Tijuca, Pão de Açúcar, Corcovado, Cinelândia, Leblon e Avenida Atlântica.
No decorrer do segmento, ele é agora musicado pelo Tico-Tico no Fubá (instrumentalmente) e Donald bebe cachaça com Zé Carioca.

 *O segmento compara que os pampas argentinos e os gaúchos lembram o faroeste e os caubóis dos Estados Unidos, por isso o fato do Pateta ser caubói e se mudar para a Argentina.
Como mencionado no post de Você Já Foi à Bahia, o termo "gaúcho" referido aqui, é o grupo étnico de origem argentina, que pode ser encontrado no Brasil, na Argentina e no Uruguai.


Elenco

Clarence Nash na voz de Donald tanto na versão original quanto na versão brasileira, já que o longa retrata os países da América Latina, e então não foi alterado muito a dublagem.

Pinto Colvig na voz de Pateta.

José de Oliveira fez a voz de Zé Carioca, tanto na versão original quanto na versão brasileira. Embora que tenha dado a característica típica do papagaio carioca, José de Oliveira na verdade era paulista. Foi sendo um grande amigo de Walt Disney, a ponto até de ajudar Walt algumas vezes nas animações.

O longa foi narrado por Frank Graham e Frank Thomas. Na versão brasileira foi dublada apenas por Aloysio de Oliveira, sendo a única alteração na dublagem brasileira.


Curiosidades



- Outro segmento originalmente criado paro o filme era Brazilian Symphony (ou Caxangá), onde mostrava Donald jogando caxangá (com a icônica cantiga Escravos de Jó) com Zé Carioca e (curiosamente) Pateta, mas o marreco se enfurecia por não conseguir vencer a brincadeira.
Mas depois, ele começa a ter um pesadelo surreal com a brincadeira.

 Este curta foi deletado da versão final do filme, mas ele pode ser visto em South of the Border with Walt Disney.
Além disso, vestígios do segmento podem ser vistos no próprio longa, como por exemplo a cantiga pode ser ouvida nas cenas de Carnaval no Rio de Janeiro, além de Zé Carioca fazer batuques da música com uma caixa de fósforos.
Este curta já teve várias tentativas de ser lançado no decorrer dos anos 40, até o estúdio decidir cancelar definitivamente em 1946.


- Outro segmento que também foi planejado para aparecer no longa foi Chichicastenango, que se passa na cidade de mesmo nome da Guatemala. Seria uma visão surreal da cidade guatemalteca.

Ele também seria o único segmento que não se passa em um país sul-americano e sim da América Central.
Também foi removido, mas também pode ser visto no documentário South of Border with Walt Disney (1942).

- Quando Walt Disney desembarcou do aeroporto Santos Dumont em agosto de 1941 acompanhado de sua esposa Lillian e de alguns auxiliares, foi sendo recebido por jornalistas e diretores do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) e no dia seguinte visitou a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) na companhia de Herbert Moses, o presidente daquela instituição, onde recebeu uma entrevista à imprensa.
Walt então explicou que veio ao Brasil para procurar por paisagens sul-americanas para usá-las em seus longas, e não para construir estúdios no Brasil ou na Argentina, desmentindo assim um boato tido até então naquela época.

-  Ary Barroso foi um dos artistas que tiveram maior influência nos longas.
  
- Quando chegaram ao Rio de Janeiro, Walt, Lillian e alguns de sua equipe se hospedaram em Copacabana Palace, enquanto o resto de sua equipe se hospedaram em Hotel Glória. Mal chegando lá, eles começaram a passear pela Cidade Maravilhosa, enchendo blocos de número incontável de desenhos com ilustrações e esboços do colorido exótico local.
A equipe conheceu diversos pontos turísticos do Rio como o Pão de Açúcar, além de visitarem o Jardim Botânico. Eles ficaram tão fascinados pela fauna (principalmente as aves) e flora de nosso país, que aos olhos deles pareciam exóticas e únicas.   


- Walt Disney sinceramente gostou muito do que viu no Brasil. Tanto que sua viagem foi prolongada de uma semana para uma quinzena (ou seja, duas semanas). Walt admirou muito a música Aquarela do Brasil e pela nossa fauna e flora, principalmente os papagaios. Ele anunciara a empresa sua intenção de tornar a ave em um companheiro de aventuras de Mickey e Donald, emprestando "voz, jeitinho e fala próprios". Voltando para os estúdios de Burbank, Walt já sabia até como seria o traje do papagaio que era um fraque acompanhado de um guarda chuva e chapéu de palha, que foi baseado em ninguém nada menos que Dr. Jacarandá.
A visita não saiu de sua cabeça de jeito nenhum, que chegou a ponto de falar várias vezes aos seus colaboradores que no Brasil já estava tudo pronto para ser absorvido por nós tanto na música, quanto paisagem, humorismo, alegria e cores.

- Após deixarem o nosso país, em setembro de 1941, Walt e sua equipe foram a Argentina via Pan-Air, fazendo uma entrada triunfal, mesmo com horas de atraso.
A sua recepção foi de uma multidão muito grande, que foi considerado a maior multidão da história do aeroporto.
A equipe ficou três semanas no país dos hermanos, e instalaram uma espécie de "estúdio" no Hotel Alvear Palace em Buenos Aires, onde seus artistas puderam fazer seus desenhos e pinturas. 

Conclusão


Alô, Amigos é um longa que não deve deixar de ser assistido por nós brasileiros e aqueles que são da América do Sul, seja do Peru, do Chile, da Argentina, e entre outros países, nós somos parceiros, amigos, próximos. É um longa que deve ser mostrado como é importante manter as relações com os nossos países, mesmo eles estando perto ou de longe, e que devemos aceitar as nossas diferenças culturais, nossas línguas diferentes seja português, inglês, espanhol, holandês, alemão, tupi, guarani, quíchua e entre outras línguas. 
Alô, Amigos, este é o fim do post de hoje!
Saludos Amigos, esta és la conclusíon del post de hoy!
Muy gracias!

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