O post de hoje é sobre Bambi, um outro filme da Disney que marcou obviamente a infância de todos.
Bambi é o quinto filme do catálogo de filmes da Walt Disney Feature Animation Studios, lançado em plena época de guerra, em agosto de 1942.
Bambi foi baseado vagamente no livro Bambi — Uma Vida nas Florestas, do escritor austríaco Felix Salten, publicado originalmente em 1923 (1928 nos Estados Unidos).
Assim como Peter Pan e Alice no País das Maravilhas, Bambi foi uma das histórias que Walt Disney sonhava em adaptar desde que começou o seu estúdio em 1928.
A outra obra de Salten que foi adaptada pelo estúdio da Disney foi o livro Perri: The Youth of a Squirrel (algo como Perri: A Juventude de um Esquilo) lançado em 1938, que serviu de base para o longa-metragem live-action No Coração da Floresta (1957), que foi um dos filmes da série de filmes-documentários The True Life Adventures (algo como As Verdadeiras Aventuras da Vida).
História e produção de Bambi
Como dito acima, Walt Disney sonhava em adaptar a história de Bambi.
Tudo começou em 1933, quando Sidney Franklin, um produtor e diretor da MGM, havia adquirido os direitos do livro Bambi, Uma Vida nas Florestas, com a intenção de fazer um filme live-action, mas os direitos foram entregues a Walt Disney em 1937, pois o produtor mostrou ter dificuldades em fazer um filme live-action baseado no livro.
A produção de Bambi não foi muito levada a sério pelos produtores da Disney, uma vez que no mesmo ano em que foram entregues os direitos, Branca de Neve e os Sete Anões foi lançado em dezembro daquele ano.
A produção de Bambi sofreu mais atrasos, uma vez que os produtores estavam na produção dos clássicos Pinóquio e Fantasia que foram lançados em 1940, mas que os dois clássicos não fizeram muito sucesso nos seus lançamentos.
Os produtores só levaram a produção do longa a sério a partir de agosto de 1939, mas a produção foi indo num ritmo muito lento, uma vez que Pinóquio e Fantasia foram lançados entre fevereiro e novembro de 1940.
Com a má recepção dada aos filmes de 1940, Walt começou a produzir Dumbo, o que levou a atrasar ainda mais o projeto de Bambi, que já estava com as animações sendo feitas.
O estúdio decidiu criar personagens originais. Estava planejado estar um grupo de seis coelhos, semelhantes aos sete anões, em Branca de Neve e os Sete Anões, mas o produtor Perce Pearce sugeriu que em vez de serem seis coelhos, serem cinco coelhas e um coelho de cor diferente, nascendo assim o personagem Tambor, para dar assim um alívio cômico para o filme, já que o filme estava muito sério e dramático demais.
O roteiro do filme só chegou a ser concluído em 1940, as animações em 1941, até finalmente o clássico ser lançado em agosto de 1942, mas todo o recurso tido no filme foi perdido, pois não foi muito prestigiado no lançamento, devido a Segunda Grande Guerra, mas o longa só foi fazendo mais sucesso nos relançamentos que foram em 1947, 1957, 1966, 1975, 1982 e 1988.
Bambi é o primeiro filme da Disney a ter lançamento primeiro fora dos Estados Unidos, pois o filme foi lançado em 8 de agosto de 1942 no Reino Unido, nos Estados Unidos em 13 de agosto daquele ano. Isso foi seguido por Alô, Amigos, lançado também em 1942 nos cinemas brasileiros, alguns dias depois do lançamento do filme do cervo.
Bambi foi o último longa-metragem de história única a ser feito na década de 1940, pois a partir do lançamento de Alô, Amigos, no mesmo ano de lançamento, os longas da Disney passaram a ser filmes segmentados. Os filmes de longa-metragem só voltaram a partir do lançamento com Cinderela em 1950, que foi o primeiro recurso após o lançamento de Bambi, mas devido a Guerra, o filme da princesa só foi começou a ser produzido de fato nos meados dos anos 40 (provavelmente entre 1945 e 1947).
Sinopse
A história gira em torno da vida de Bambi, um veado-mula, filho do Grande Príncipe da Floresta, cervo mais respeitado pelos animais por ser o velho e experiente dos animais.
Bambi cresce e no decorrer da história também, ele faz amizade com os outros animais da floresta e com sua mãe, aprende a viver e o ciclo da vida. No inverno, sua mãe é morta por um caçador e aprende a sobreviver junto com seu pai, e se apaixona por Faline, uma fêmea que fez amizade desde sua infância.
Elenco
Elenco Original
Bambi - Bobby Stewart (bebê), Donnie Dunnagan (criança), Hardie Albright (adolescente), John Sutherland (adulto)
Mãe de Bambi - Paula Winslowe
Tambor - Peter Behn (criança), Tim Daves (adolescente), Sam Edwards (adulto)
Faline - Cammie King (criança), Ann Gillis (adulta)
Flor - Stan Alexander (criança), Sterling Holloway (adulto)
Grande Príncipe - Fred Shields
Coruja - Will Wright
Miss Bunny - Thelma Boardman
Mãe de Tambor - Margaret Lee
Mãe de Faline - Mary Lansing
Dublagem brasileira
No Brasil, a dublagem utilizada atualmente é dublagem dos anos 90, uma vez que a dublagem de 1942 é desconhecida e obsoleta.
Bambi - Diego Larréa (criança), Peterson Adriano (adolescente), José Leonardo (adulto)
Mãe de Bambi - Juraciara Diácovo
Tambor - Patrick de Oliveira (criança), Nizo Neto (adolescente, adulto)
Faline - Adriana Torres (criança), Sílvia Goiabeira (adulta)
Flor - Marcos de Souza (criança), Pedro Eugênio (adulto)
Grande Príncipe - Jorge Ramos
Coruja - Pietro Mário
Miss Bunny - Desconhecido
Mãe de Tambor - Isis Koschdoski
Mãe de Faline - Desconhecido
Continuação
Embora que não pareça, mas a Disney planejou continuar desde o lançamento original de Bambi.
Em 1943, a Disney havia pego os direitos do segundo livro que continua o livro original de Bambi chamado Bambi's Children (Os Filhos de Bambi), publicado em 1939, que conta a vida adulta de Bambi e de seus filhos Geno e Gurri.
A Disney não conseguiu adaptar o livro, devido a Segunda Guerra Mundial.
Bambi ficou sem continuação, até que entre 2005 e 2006, a Disney lançou Bambi 2, que infelizmente não é uma continuação, e sim a história de Bambi entre o inverno e a primavera com seu pai que tinha dificuldades em ter relacionamento com seu filho, a ponto de querer abandoná-lo.
Bambi, portanto, é um filme que está na lista dos filmes da Disney que não tiveram continuações, ao lado de Alice no País das Maravilhas, Pinóquio, Branca de Neve e os Sete Anões e A Espada era Lei.
Diferenças entre o livro e o filme
Bambi no livro é um corço (Capreolus capreolus), quanto no filme é um veado-mula (Odocoileus hemionus), provavelmente com intenções de reconhecimento pelo público, uma vez que onde se passa a narrativa original do livro é nos bosques europeus, enquanto o filme é ambientado nas florestas norte-americanas.
O Caçador no livro é geralmente mencionado como Ele, mas a Disney substituiu o termo Ele por Homem mesmo, para apenas referir que é um ser humano.
Faline é prima de Bambi no livro original, mas a Disney fez com que Bambi e Faline não houvessem nenhuma parentela, uma vez que o romance entre os dois seria considerado um incesto, algo que seria uma coisa nada infantil e que não seria acessível para o público familiar.
Faline também tinha um irmão gêmeo chamado Gobo, mas foi deletado do filme, provavelmente para simplificar a história.
Um trecho no livro mostrava duas folhas conversando sobre a possibilidade da morte, então sendo levadas pelo vento e pousando mortas no chão. Walt queria essa cena no filme, sendo que ela chegou a ser planejada nos storyboards e os diálogos gravados, mas o estúdio decidiu reduzir a cena com apenas duas folhas voando e pousando no chão, indicando que é o fim do outono.
Outro trecho original do livro é o entendimento de Bambi que a natureza é um poder maior que o homem, que há uma força no mundo sobre todos os animais, inclusive o homem.
O livro não contém o incêndio climático na floresta, mas foi decidido pelo estúdio dramatizar esse ponto filosófico com uma cena mostrando Bambi e o Grande Príncipe da Floresta encontrando o corpo morto do caçador.
Curiosidades
- A parte mais difícil da produção era de fazer a história, já que o livro é uma história ambiental, algo que era difícil na época de criar um filme.
- A icônica cena de Bambi e Tambor patinando no gelo quase foi cortada do filme, pois os cineastas não estavam conseguindo fazê-la funcionar. Ainda assim, o famoso animador Frank Thomas viu que a cena era cheia de possibilidades. Ele passou dois dias trabalhando em storyboards para a sequência e depois os apresentou em um encontro com os outros artistas. Os resultados agradaram e cena foi aprovada para o filme. Frank também foi responsável pela animação. Ele animou Tambor baseando-se em patinadores profissionais e Bambi baseando-se em amadores.
- Bambi teve várias cortadas, uma das cenas cortadas do filme mostra Bambi e Tambor assistindo uma briga de gafanhotos.
Outra cena cortada mostraria a mãe de Bambi sendo baleada pelo caçador e que Bambi encontra ela morta e sangrando junto com soluços. Walt Disney achou que a cena seria mais dramática quando Bambi volta e não encontra mais a sua mãe.
- Tambor seria baleado, o qual encontra Bambi encontra-o deitado e morrendo. O estúdio decidiu que a mãe de Bambi fosse baleada e morta.
- Inicialmente teria uma cena mostrando Bambi e o Grande Príncipe da Floresta encontrando o corpo morto do caçador. A cena chegou a ser desenhada em storyboards e foi incluída em uma versão preliminar do filme. Quando o filme estava sendo testado para uma platéia, esta reagiu negativamente à cena do caçador. Walt soube na hora que a cena devia ser cortada.
Essa cena era para mostrar o ponto filosófico de Salten, que a natureza é um poder maior que o homem.
- A cena da floresta em chamas e outras de criaturas da floresta foram resgatadas de cenas não utilizadas de Pinóquio (1940).
- Um dos amigos deletados do filme original era um esquilo cinzento que tinha um amigo tâmia. Curiosamente o papel dos dois personagens foi reduzido no filme.
- Para ajudar seus desenhistas a criar os personagens de Bambi, Walt Disney transformou seus estúdios de cinema numa reserva de animais. Durante alguns meses, teve como hóspedes habituais rãs, borboletas, pássaros, coelhos, cervos e bois-almiscarados.
- No começo da produção, Walt não tinha certeza de que seus animadores conseguiriam criar animais da forma realista que ele tinha em mente. Assim, ele reuniu seus principais animadores e lhes pediu para criar alguma animação teste. Frank Thomas fez a cena em que Bambi persegue a borboleta e Milt Kahl fez a cena em que Bambi pula sob a árvore caída. Ao ver os testes de animação que seus artistas haviam feito, Walt disse, com lágrimas nos olhos e disse que era um ouro puro.
- O pai de Tambor estava planejado para aparecer no filme, mas foi cortado por motivos desconhecidos. Mas o personagem aparece em certos livros da Disney, envolvendo personagens do longa.
- Nos primeiros rascunhos do roteiro, o caçador que atira na mãe de Bambi era para ser incluído como um personagem do filme. Mas, para um homem atirar na mãe do herói, ele teria que ser muito cruel e perverso para as crianças aceitarem ele. Já que Disney não queria ser acusado de estar retratando caçadores como maus, o personagem foi cortado e nunca mostrado na versão final do filme.
- Os artistas estavam em dúvida se deveriam mostrar ou não o homem durante o filme. Entre as idéias exploradas estava representá-lo através de sombras ou então de efeitos sonoros. Ao final, foi decidido demonstrar sua presença através da trilha sonora, assim o compositor Ed Plumb criou “o tema do homem”, um tema musical composto por apenas três notas.
- Ann Gillis tinha quinze anos quando dublou Faline adulta.
- Cammie King que fez a voz de Faline quando criança, era nora do arranjador musical Judd Conlon que trabalhou na trilha sonora de Alice no País das Maravilhas e de Peter Pan.
- O nome da esposa de Tambor nunca foi revelado no filme, uma vez que nos créditos do filme, a personagem foi creditada como Girl Bunny (literalmente Moça Coelha). Muitos fãs americanos a chamam de Bixby, principalmente em sites de fãs, embora não fosse confirmado pela Disney.
Na Disneylândia de Paris, é confirmado que a esposa de Tambor se chama Miss Bunny (Srta. Coelha).
Conclusão
Bambi é um dos clássicos que também marcaram a infância de muitos no Brasil.
É um dos clássicos mais legais da Disney, que ficará para sempre na nossa infância.
É uma pena que atualmente muitos associam Bambi com coisas pejorativas, mas que o clássico, mesmo assim, é um dos mais respeitados da Disney, assim como Alice no País das Maravilhas, Pinóquio e Branca de Neve e os Sete Anões.
É uma pena também que não há mais clássicos assim como Bambi.
Bambi foi baseado vagamente no livro Bambi — Uma Vida nas Florestas, do escritor austríaco Felix Salten, publicado originalmente em 1923 (1928 nos Estados Unidos).
Assim como Peter Pan e Alice no País das Maravilhas, Bambi foi uma das histórias que Walt Disney sonhava em adaptar desde que começou o seu estúdio em 1928.
A outra obra de Salten que foi adaptada pelo estúdio da Disney foi o livro Perri: The Youth of a Squirrel (algo como Perri: A Juventude de um Esquilo) lançado em 1938, que serviu de base para o longa-metragem live-action No Coração da Floresta (1957), que foi um dos filmes da série de filmes-documentários The True Life Adventures (algo como As Verdadeiras Aventuras da Vida).
História e produção de Bambi
Como dito acima, Walt Disney sonhava em adaptar a história de Bambi.
Tudo começou em 1933, quando Sidney Franklin, um produtor e diretor da MGM, havia adquirido os direitos do livro Bambi, Uma Vida nas Florestas, com a intenção de fazer um filme live-action, mas os direitos foram entregues a Walt Disney em 1937, pois o produtor mostrou ter dificuldades em fazer um filme live-action baseado no livro.
A produção de Bambi não foi muito levada a sério pelos produtores da Disney, uma vez que no mesmo ano em que foram entregues os direitos, Branca de Neve e os Sete Anões foi lançado em dezembro daquele ano.
A produção de Bambi sofreu mais atrasos, uma vez que os produtores estavam na produção dos clássicos Pinóquio e Fantasia que foram lançados em 1940, mas que os dois clássicos não fizeram muito sucesso nos seus lançamentos.
Os produtores só levaram a produção do longa a sério a partir de agosto de 1939, mas a produção foi indo num ritmo muito lento, uma vez que Pinóquio e Fantasia foram lançados entre fevereiro e novembro de 1940.
Com a má recepção dada aos filmes de 1940, Walt começou a produzir Dumbo, o que levou a atrasar ainda mais o projeto de Bambi, que já estava com as animações sendo feitas.
O estúdio decidiu criar personagens originais. Estava planejado estar um grupo de seis coelhos, semelhantes aos sete anões, em Branca de Neve e os Sete Anões, mas o produtor Perce Pearce sugeriu que em vez de serem seis coelhos, serem cinco coelhas e um coelho de cor diferente, nascendo assim o personagem Tambor, para dar assim um alívio cômico para o filme, já que o filme estava muito sério e dramático demais.
O roteiro do filme só chegou a ser concluído em 1940, as animações em 1941, até finalmente o clássico ser lançado em agosto de 1942, mas todo o recurso tido no filme foi perdido, pois não foi muito prestigiado no lançamento, devido a Segunda Grande Guerra, mas o longa só foi fazendo mais sucesso nos relançamentos que foram em 1947, 1957, 1966, 1975, 1982 e 1988.
Bambi é o primeiro filme da Disney a ter lançamento primeiro fora dos Estados Unidos, pois o filme foi lançado em 8 de agosto de 1942 no Reino Unido, nos Estados Unidos em 13 de agosto daquele ano. Isso foi seguido por Alô, Amigos, lançado também em 1942 nos cinemas brasileiros, alguns dias depois do lançamento do filme do cervo.
Bambi foi o último longa-metragem de história única a ser feito na década de 1940, pois a partir do lançamento de Alô, Amigos, no mesmo ano de lançamento, os longas da Disney passaram a ser filmes segmentados. Os filmes de longa-metragem só voltaram a partir do lançamento com Cinderela em 1950, que foi o primeiro recurso após o lançamento de Bambi, mas devido a Guerra, o filme da princesa só foi começou a ser produzido de fato nos meados dos anos 40 (provavelmente entre 1945 e 1947).
Sinopse
A história gira em torno da vida de Bambi, um veado-mula, filho do Grande Príncipe da Floresta, cervo mais respeitado pelos animais por ser o velho e experiente dos animais.
Bambi cresce e no decorrer da história também, ele faz amizade com os outros animais da floresta e com sua mãe, aprende a viver e o ciclo da vida. No inverno, sua mãe é morta por um caçador e aprende a sobreviver junto com seu pai, e se apaixona por Faline, uma fêmea que fez amizade desde sua infância.
Elenco
Elenco Original
Bambi - Bobby Stewart (bebê), Donnie Dunnagan (criança), Hardie Albright (adolescente), John Sutherland (adulto)
Mãe de Bambi - Paula Winslowe
Tambor - Peter Behn (criança), Tim Daves (adolescente), Sam Edwards (adulto)
Faline - Cammie King (criança), Ann Gillis (adulta)
Flor - Stan Alexander (criança), Sterling Holloway (adulto)
Grande Príncipe - Fred Shields
Coruja - Will Wright
Miss Bunny - Thelma Boardman
Mãe de Tambor - Margaret Lee
Mãe de Faline - Mary Lansing
Dublagem brasileira
No Brasil, a dublagem utilizada atualmente é dublagem dos anos 90, uma vez que a dublagem de 1942 é desconhecida e obsoleta.
Bambi - Diego Larréa (criança), Peterson Adriano (adolescente), José Leonardo (adulto)
Mãe de Bambi - Juraciara Diácovo
Tambor - Patrick de Oliveira (criança), Nizo Neto (adolescente, adulto)
Faline - Adriana Torres (criança), Sílvia Goiabeira (adulta)
Flor - Marcos de Souza (criança), Pedro Eugênio (adulto)
Grande Príncipe - Jorge Ramos
Coruja - Pietro Mário
Miss Bunny - Desconhecido
Mãe de Tambor - Isis Koschdoski
Mãe de Faline - Desconhecido
Continuação
Embora que não pareça, mas a Disney planejou continuar desde o lançamento original de Bambi.
Em 1943, a Disney havia pego os direitos do segundo livro que continua o livro original de Bambi chamado Bambi's Children (Os Filhos de Bambi), publicado em 1939, que conta a vida adulta de Bambi e de seus filhos Geno e Gurri.
A Disney não conseguiu adaptar o livro, devido a Segunda Guerra Mundial.
Bambi ficou sem continuação, até que entre 2005 e 2006, a Disney lançou Bambi 2, que infelizmente não é uma continuação, e sim a história de Bambi entre o inverno e a primavera com seu pai que tinha dificuldades em ter relacionamento com seu filho, a ponto de querer abandoná-lo.
Bambi, portanto, é um filme que está na lista dos filmes da Disney que não tiveram continuações, ao lado de Alice no País das Maravilhas, Pinóquio, Branca de Neve e os Sete Anões e A Espada era Lei.
Diferenças entre o livro e o filme
Bambi no livro é um corço (Capreolus capreolus), quanto no filme é um veado-mula (Odocoileus hemionus), provavelmente com intenções de reconhecimento pelo público, uma vez que onde se passa a narrativa original do livro é nos bosques europeus, enquanto o filme é ambientado nas florestas norte-americanas.
O Caçador no livro é geralmente mencionado como Ele, mas a Disney substituiu o termo Ele por Homem mesmo, para apenas referir que é um ser humano.
Faline é prima de Bambi no livro original, mas a Disney fez com que Bambi e Faline não houvessem nenhuma parentela, uma vez que o romance entre os dois seria considerado um incesto, algo que seria uma coisa nada infantil e que não seria acessível para o público familiar.
Faline também tinha um irmão gêmeo chamado Gobo, mas foi deletado do filme, provavelmente para simplificar a história.
Um trecho no livro mostrava duas folhas conversando sobre a possibilidade da morte, então sendo levadas pelo vento e pousando mortas no chão. Walt queria essa cena no filme, sendo que ela chegou a ser planejada nos storyboards e os diálogos gravados, mas o estúdio decidiu reduzir a cena com apenas duas folhas voando e pousando no chão, indicando que é o fim do outono.
Outro trecho original do livro é o entendimento de Bambi que a natureza é um poder maior que o homem, que há uma força no mundo sobre todos os animais, inclusive o homem.
O livro não contém o incêndio climático na floresta, mas foi decidido pelo estúdio dramatizar esse ponto filosófico com uma cena mostrando Bambi e o Grande Príncipe da Floresta encontrando o corpo morto do caçador.
Curiosidades
- A parte mais difícil da produção era de fazer a história, já que o livro é uma história ambiental, algo que era difícil na época de criar um filme.
- A icônica cena de Bambi e Tambor patinando no gelo quase foi cortada do filme, pois os cineastas não estavam conseguindo fazê-la funcionar. Ainda assim, o famoso animador Frank Thomas viu que a cena era cheia de possibilidades. Ele passou dois dias trabalhando em storyboards para a sequência e depois os apresentou em um encontro com os outros artistas. Os resultados agradaram e cena foi aprovada para o filme. Frank também foi responsável pela animação. Ele animou Tambor baseando-se em patinadores profissionais e Bambi baseando-se em amadores.
- Bambi teve várias cortadas, uma das cenas cortadas do filme mostra Bambi e Tambor assistindo uma briga de gafanhotos.
Outra cena cortada mostraria a mãe de Bambi sendo baleada pelo caçador e que Bambi encontra ela morta e sangrando junto com soluços. Walt Disney achou que a cena seria mais dramática quando Bambi volta e não encontra mais a sua mãe.
- Tambor seria baleado, o qual encontra Bambi encontra-o deitado e morrendo. O estúdio decidiu que a mãe de Bambi fosse baleada e morta.
- Inicialmente teria uma cena mostrando Bambi e o Grande Príncipe da Floresta encontrando o corpo morto do caçador. A cena chegou a ser desenhada em storyboards e foi incluída em uma versão preliminar do filme. Quando o filme estava sendo testado para uma platéia, esta reagiu negativamente à cena do caçador. Walt soube na hora que a cena devia ser cortada.
Essa cena era para mostrar o ponto filosófico de Salten, que a natureza é um poder maior que o homem.
Imagem de storyboard mostrando o Caçador morto pelo incêndio. Foi deletada por não agradar o público. Fonte: Disney Wiki |
- A cena da floresta em chamas e outras de criaturas da floresta foram resgatadas de cenas não utilizadas de Pinóquio (1940).
- Um dos amigos deletados do filme original era um esquilo cinzento que tinha um amigo tâmia. Curiosamente o papel dos dois personagens foi reduzido no filme.
- Para ajudar seus desenhistas a criar os personagens de Bambi, Walt Disney transformou seus estúdios de cinema numa reserva de animais. Durante alguns meses, teve como hóspedes habituais rãs, borboletas, pássaros, coelhos, cervos e bois-almiscarados.
- No começo da produção, Walt não tinha certeza de que seus animadores conseguiriam criar animais da forma realista que ele tinha em mente. Assim, ele reuniu seus principais animadores e lhes pediu para criar alguma animação teste. Frank Thomas fez a cena em que Bambi persegue a borboleta e Milt Kahl fez a cena em que Bambi pula sob a árvore caída. Ao ver os testes de animação que seus artistas haviam feito, Walt disse, com lágrimas nos olhos e disse que era um ouro puro.
- O pai de Tambor estava planejado para aparecer no filme, mas foi cortado por motivos desconhecidos. Mas o personagem aparece em certos livros da Disney, envolvendo personagens do longa.
- Nos primeiros rascunhos do roteiro, o caçador que atira na mãe de Bambi era para ser incluído como um personagem do filme. Mas, para um homem atirar na mãe do herói, ele teria que ser muito cruel e perverso para as crianças aceitarem ele. Já que Disney não queria ser acusado de estar retratando caçadores como maus, o personagem foi cortado e nunca mostrado na versão final do filme.
- Os artistas estavam em dúvida se deveriam mostrar ou não o homem durante o filme. Entre as idéias exploradas estava representá-lo através de sombras ou então de efeitos sonoros. Ao final, foi decidido demonstrar sua presença através da trilha sonora, assim o compositor Ed Plumb criou “o tema do homem”, um tema musical composto por apenas três notas.
- Ann Gillis tinha quinze anos quando dublou Faline adulta.
- Cammie King que fez a voz de Faline quando criança, era nora do arranjador musical Judd Conlon que trabalhou na trilha sonora de Alice no País das Maravilhas e de Peter Pan.
- O nome da esposa de Tambor nunca foi revelado no filme, uma vez que nos créditos do filme, a personagem foi creditada como Girl Bunny (literalmente Moça Coelha). Muitos fãs americanos a chamam de Bixby, principalmente em sites de fãs, embora não fosse confirmado pela Disney.
Na Disneylândia de Paris, é confirmado que a esposa de Tambor se chama Miss Bunny (Srta. Coelha).
Conclusão
Bambi é um dos clássicos que também marcaram a infância de muitos no Brasil.
É um dos clássicos mais legais da Disney, que ficará para sempre na nossa infância.
É uma pena que atualmente muitos associam Bambi com coisas pejorativas, mas que o clássico, mesmo assim, é um dos mais respeitados da Disney, assim como Alice no País das Maravilhas, Pinóquio e Branca de Neve e os Sete Anões.
É uma pena também que não há mais clássicos assim como Bambi.
Antigamente, vendiam um livrinho do Bambi com um disco da trilha sonora em português. Não consigo encontrar.
ResponderExcluir