terça-feira, 9 de setembro de 2014

A Bela e a Fera, um grande clássico da Disney

 1991 foi realmente um sucesso tanto para filmes e jogos também. Hoje vou falar sobre um dos sucessos de 1991: A Bela e a Fera, o primeiro filme Disney a receber 2 Orcar's!

 Lançado em novembro de 1991, A Bela e a Fera é o trigésimo filme Disney na cânone dos "clássicos". 
 O longa foi baseado vagamente no conto de fadas La Belle et la Bête, da versão de Madame Jeannie-Marie Le Prince de Beaumont.    
 A história trata-se de Bela, uma bela moça presa ao mundo dos livros, conhece Fera, um príncipe arrogante que foi transformado numa criatura horrenda, e tudo isso realmente complica é quando Gaston, um rapaz bonito e arrogante que pretende se casar com Bela.


Produção de A Bela e a Fera
   A história começa nas décadas de 30 a 50, Walt Disney queria adaptar a história, mas como não conseguia fazer o filme de modo adequado, a ideia fora cancelada. Até que nos primeiros anos da década de 1980, a equipe decidiu fazer uma "terceira alternativa".
  A produção do filme foi quando Jeffrey Katzenberg (presidente da Disney na época), convida Richard Williams, o diretor de animação de Uma Cilada para Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit, 1988) para dirigir o filme. Williams não aceitou o convite, pois estava trabalhando em O Ladrão e o Sapateiro (The Thief and the Coble, 1993), e então recomenda o diretor inglês Richard Purdum. 
O produtor Don Hahn, o ilustrador Mel Shaw e os animadores Glen Keane e Andreas Deja se mudaram para Londres para trabalhar com Purdum em uma produção mais séria e não-musical. Ao ver os rolos dos storyboards iniciais, Katzenberg ordenou que o filme voltasse a ser produzido tudo de novo e mandou a equipe para o Vale do Loire (França) para se inspirarem. Depois do recomeço da produções, alguns meses depois, Purdum se demitiu. O estúdio então abordou os diretores de A Pequena Sereia, Ron Clements e John Musker, mas rejeitaram a abordagem, pois estavam cansados após o projeto do filme e estavam concentrados mais em Aladdin, lançado um ano depois. 
 Então Kirk Wise e Gary Trousdale, que dirigiram um curta para a Disney World, assumiram o papel de diretores do longa.
 A reformulação de A Bela e a Fera envolve Katzenberg chamar os compositores Alan Menken e Howard Ashman para tornar o filme musical no estilo Broadway, do mesmo que fizeram com A Pequena Sereia. Ashman relutantemente aceitou, tendo descoberto que estava com AIDS. Para acomodar a saúde debilitada de Ashman, a produção se transferiu de Londres, para Nova York, perto da casa de Ashman. Na cidade, Menken, Ashman, Wise, Trousdale, Hahn e a roteirista Linda Woolverton reiniciaram o roteiro do longa. Depois disso, foram a Califórnia, os artistas desenharam e fizeram as artes conceituais do longa.
A Bela e a Fera marca como o primeiro filme da Disney que foi escrito por uma mulher sozinha, o longo que seria o segundo seria Frozen.

Sinopse 
  A história é sobre a jovem Bela, moça inteligente e presa ao mundo dos livros. Na vila onde Bela vive, por ser muito inteligente e diferente, todos da vila a acham estranha. Gaston, um rapaz arrogante pretende se casar com Bela, por achar ser "a melhor de todas", mas Bela o acha arrogante. Seu pai Maurice, vai a cidade expor sua invenção (um cortador de lenhas), mas se perde numa floresta e que o único que poderia se abrigar era um castelo que se abriga por lá, sem saber que era de um príncipe arrogante que como castigo, fora transformado em uma criatura horrenda por uma feiticeira que viu que não tinha amor e deu-lhe uma rosa e um espelho que serve para ver o mundo exterior. O príncipe fora transformado na Fera há dez anos atrás. Quando a Fera descobriu que Maurice estava no seu castelo o prende. Enquanto isso, Gaston tenta se casar com Bela que consegue tirá-lo de lá e se esconde dele. Philip, o cavalo de Maurice leva Bela ao castelo da Fera e se sacrifica em ficar no lugar de seu pai.                


Esboços de Personagens

Bela









Fera 




Gaston








Elenco
Elenco Original

 Paige O'Hara fez a voz da heroína. Durante a audição de Paige, uma mecha de seu cabelo voou para sua face e ela o tirou de lá. Os animadores gostaram tanto disso e colocaram em diversas cenas do filme.

Robby Benson - Fera

Richard White - Gaston

David Ogen Stiers - Deu a voz a Horloge e também ao narrador do prólogo.

 Angela Lansbury quem deu a voz para Madame Samovar. Curioso é que Angela já trabalhara antes na Disney, no filme live-action e animação Se Minha Cama Voasse, de 1971. Angela achou que outro personagem do filme cantaria a canção Beauty and the Beast. O diretor pediu que ela fizesse uma única gravação a caráter deste teste, e foi esta gravação a incluída no longa. 
Cena de Se Minha Cama Voasse

 Bradley Pierce que deu a voz para o Zip. Bradley depois de participar do longa, ele deu a voz para o Linguado na série da Pequena Sereia, em 1992.
Bradley dublou também o Tails na série Sonic The Hedgehog (conhecido popularmente como Sonic SatAM), de 1993.

Dublagem

Rex Everhart - Maurice

Jesse Corti - Lefou

 Ju Cassou - Bela


 Garcia Jr. - Fera e Gaston (diálogos) (Fez a voz do  Príncipe Eric, da Pequena Sereia)

 Maurício Luz - Gaston (canções)

 Ivon Cury - Lumière

 Isaac Scheneider - Horloge

 Miriam Pecchi - Madame Samovar

 Priscila Ribeiro - Zip

 Pietro Mário - Maurice

 Marco Ribeiro - LeFou (diálogos)
 Pedro Lopes - LeFou (canções)


Diferenças entre o filme e o conto

- Bela não era filha única. Bela no conto original, tinha muitos irmãos e duas irmãs.

     - O pai de Bela era um comerciante, ao contrário da versão da Disney que era um inventor. Na versão inicial de A Bela e a Fera, seria um comerciante assim como o conto original.

- A rosa mágica não existe no conto original. Eram na verdade rosas normais no jardim da Fera.

- Gaston não existe na história original. As "vilãs" da história são as irmãs de Bela, que tinham uma inveja intensa da protagonista e no final elas foram transformadas em estátuas para testemunharem o ocorrido.

- O pai de Bela chegou passar a noite no castelo da Fera. Ele só descobriu a Fera quando foi colher uma das rosas do jardim do príncipe enfeitiçado.

- A Fera não foi atingida por ninguém. A Fera morreu por sentir muita saudade de Bela.

- Fera deu a Bela um anel mágico que levava para o lugar que desejar sempre que dormir, diferente do filme que deu um espelho mágico que pode ver tudo.

- O nome verdadeiro de Bela é desconhecido, pois Bela é um apelido que seu pai a deu. Já que a personagem não tem nome, a Disney a nomeou de Belle (beleza em francês e nome original da personagem na mesma língua).

 Curiosidades

  - Sherri Stoner quem fez o design de Bela, assim como fez o design de Ariel. 

 - A canção Be Our Guest foi originalmente usada para Maurice (e não Bela), como convidado. A ideia chegou a ser animada, mas foi substituído por Bela, pois não quiseram desperdiçar uma música tão bonita para um personagem secundário.
O vídeo que mostra a cena alternativa pode ser vista aqui:

 - Zip só teria uma fala no filme, porém gostaram tanto da voz de Bradley Pierce, que resolveram por mais participação a ele.

 - O personagem "fofo" do filme era uma caixinha de música (versão musical do anão Dunga de Branca de Neve e os Sete Anões (1937)). O papel todo de Zip era preenchido por ela. Com a ideia de por mais participação ao Zip, a caixinha foi descartada. Mas a caixinha faz uma pequena aparição, na cena em que os aldeões invadem o castelo da Fera, ao lado de Lumière.  
File:Scan0001.jpg
          
File:Music Box.png

Arquivo: Scan0002.jpg
Fontes: Disney Wiki

File:Music Box (1).png


File:Music Box (2).png
Modelos de expressão da Caixinha.
Fonte: Disney Wiki

- A Bela e a Fera foi o primeiro filme Disney a ganhar a Annie Award de melhor animação.


- Brian McEntee, diretor de arte do filme, coloriu Bela para ser a única que anda de azul na vila. Isso é para ressaltar o quanto ela é diferente dos outros habitantes da vila. Mais tarde, Fera passa a vestir de azul.

 - A canção "Human Again" fora retirada do início da produção. Mas durante os relançamentos do filme no cinema e em DVD, fora reanimada e colocada, expandindo o filme.

- Zip é o único que chama Bela pelo nome, pois a maioria dos personagens a chamam de Garota, Mademoiselle, Jovem ou Querida.

- Apesar da capa da Fera ser roxa em vários produtos Disney, na série Kingdom Hearts ou em livros e HQ's da Disney; a capa de Fera em muitas cenas do filme original, é vermelha. A capa roxa também aparece no filme, mas apenas nas cenas da música Something There, de resto a capa é mostrada vermelha. Veja as imagens a seguir para entender melhor. 
 File:Normal beautyandthebeast 1943.jpg  

File:That Hurt!.jpg

- O nome verdadeiro da Fera não foi mencionado em nenhuma cena do filme e nem mesmo nas "continuações", mas num jogo da Sega baseado no longa revela que o Príncipe se chama Adam.

- O personagem de Gaston possui semelhanças ao personagem Avenant, de uma adaptação francesa de 1946, pelo fato de ambos serem apaixonados por Bela e quererem matar a Fera, pela atenção.
Porém a diferença entre os personagens é que Gaston não confessa que está apaixonado por Bela, o que levou à sua morte.
Um personagem chamado Avenant estaria planejado para aparecer em certa tentativa de continuação para o longa de 1991, onde seria o irmão mais novo de Gaston e queria se vingar de seu irmão. A ideia porém, foi descartada, em favor de O Natal Encantado de A Bela e a Fera (1997).

- Ao contrário do que muitos pensam (inclusive eu, rsrsrs), o personagem de Gaston, em si, não foi baseado em Avenant. Segundo Linda Woolverton, responsável pelo roteiro do filme, disse que não foi baseado em Avenant, e diz ter recusado assistir a versão de 1946, especificamente porque não queria usar o filme como fonte material para o filme da Disney.
Linda disse ainda que Gaston foi baseado em seus ex-namorados.

 - O nome de Horloge, na França é chamado de Bing Ben, que é uma referência a torre relógio de Londres. Outra curiosidade, é que a Inglaterra foi considerada para a inspiração do ambiente do filme e que também o personagem é inglês, junto com Madame Samovar.

- Gaston fala que o livro que Bela está lendo não tem gravuras. Mas durante a música Little Town (ou Belle), aparece uma cena em que mostra uma gravura no livro (que é ela mesma). 



- No começo a Fera era muito animalesco. Que aí com o decorrer do longa, foi se tornando menos animalesco. Assim como Gaston, que é justamente ao contrário.


Originalmente, a Fera seria atingida por Gaston duas vezes: Uma na perna e outra nas costas. Isto seria seguido por uma cena em que Gaston se arrasta pela torre, rindo como um maníaco enquanto caía no chão. A equipe mudou a sequência para diminuir o impacto dramático que seria muito grande para as crianças, mas o suicídio de Gaston é uma boa explicação para ter escolhido uma posição tão perigosa para matar a Fera mesmo sabendo que jamais se casaria com Bela.

- Em outra cena cortada mostra um final alternativo, em que Gaston fere a Fera, e tenta matá-la com seu bacamarte, mas sua tentativa falha quando Bela atira uma pedra nele, o que faz ele cair de um penhasco e quebrar as pernas, e em seguida, ser devorado pelos lobos que perseguiam Maurice e Bela.
Esta cena foi cortada, mas foi reaproveitada em O Rei Leão (1994), quando morre devorado pelas hienas.

-  A Bela e a Fera teve mais duas personagens foram deletadas. Clarice seria a irmã mais nova de Bela, e que teria um gatinho de estimação chamado Charley. Marguerite seria a tia esnobe de Bela e irmã de Maurice. Elas só aparecem na versão inicial do filme. 
Esboço de Clarice com Charley
Fonte: Jim Hill Media

Marguerite
Fonte: Disney Wiki

-  A Bela e a Fera foi um estrondoso sucesso em 1991. Teve uma modesta abertura de $9.6 milhões com o terceiro lugar no ranking, mas foi favorecido pelos comentários a seu respeito e manteve-se neste patamar de bilheteria por mais de um mês. Finalizou sua trajetória de sucesso com mais de $145.0 milhões de bilheteria, tornando-se a animação de maior sucesso ate então e o filme com a terceira maior bilheteria do ano. Também foi um sucesso fora dos EUA, rendendo um total mundial de $377.4 milhões de dolares. Quando as coisas não poderiam estar melhores para o animado, ele venceu 3 Globos de Ouro (Melhor trilha sonora, melhor canção original – Beauty and the Beast e melhor filme – Musical ou Comédia) e foi indicado a 6 Oscars (Melhor filme,  melhor trilha sonora, melhor canção original – Be Our Guest, melhor canção original – Belle, melhor canção original – Beauty and the Beast e melhor som). Venceu os prêmios de canção original (Beauty and the Beast) e trilha sonora.

Conclusão

A Bela e a Fera, sem dúvida é um grande clássico. É considerado um dos melhores filmes já feitos pela Disney, ao lado de O Rei LeãoFrozen e Tarzan.

Um comentário:

  1. Se Linda Woolverton viu ou não o filme de Cocteau, ninguém pode saber. Mas é difícil acreditar que ninguém da produção nunca tenha visto. Assisti o filme de Cocteau no Youtube, e para mim a semelhança de Avenant com Gaston ficou óbvia. O personagem da Disney é uma caricatura do ator Jean Marais, basta olhar para perceber.

    ResponderExcluir