terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Filmes Cancelados da Disney: Parte 01


disney never released bambi children sequel
Os Filhos de Bambi, um dos clássicos cancelados da Disney
Bem, muitos devem saber que a Disney tem também seus filmes cancelados.
Desde os anos 30, a Disney teve seus próprios projetos que muitos foram vingados e outros que não foram vingados, ou seja, não foram produzidos, não realizados, não concretizados.
 Embora que tenham filmes cancelados, há filmes não-realizados que simplesmente se destacaram, se popularizam, não só porque foi cancelado, mas também porque há projetos que seriam bem bacanas e curiosos.
Entre os projetos cancelados, podemos encontrar continuações para os longas, novos projetos para Fantasia, novos longas que ficaram perdidos com o tempo, e curtas estrelando nossos personagens da Disney, Mickey Mouse, Pato Donald e Pateta, além de Sinfonias Ingênuas inéditas e até projetos para as Princesas Disney.

OBS.: Longas como Bambi (1942), Como é Bom se Divertir (1947), As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo (1949), Alice no País das Maravilhas (1951)Peter Pan (1952), A Bela Adormecida (1958), As Aventuras do Ursinho Puff (1977)A Pequena Sereia (1989), A Bela e a Fera (1991), Fantasia 2000 (1999–00), Enrolados (2010), Detona Ralph (2012) e Frozen — Uma Aventura Congelante (2013); e os curtas Destino (2002) e Lorenzo (2004); têm sido cancelados na época de reprodução.

   Mostrarei uma série de posts, mostrando alguns dos projetos que foram cancelados e também seus motivos de cancelamento e em que ano seria lançado e/ou foi cancelado respectivamente desde os anos 30 até os dias de hoje.

Década de 1930

O post de hoje será dos anos 30, começando de 1936, mas houve curtas cancelados em 1934, mas não terei tempo de mostrar esses curtas, pois só vou mostrar o que é interessante.
São eles:

Cachinhos Dourados e os Três Ursos (1936)
Esboço de Cachinhos Dourados, de 1936
     Esta Sinfonia Ingênua seria uma versão Disney do conto de fadas Cachinhos Dourados (ou Cachos Loiros). 
O curta teria uma possível participação da atriz mirim Shirley Temple.

Snow Babies (1936) 
Esboço de um bebê, que seria mostrado neste curta
 Sinfonia Ingênua que aparenta ser uma continuação de Water Babies (1935), porém como diz o título, o tema seria no inverno e com crianças na neve. 


Timid Elmer/ Elmer's Light o Love (1936) 
Continuação de O Elefante Elmer, de 1936.
A trama contaria que Elmer iria salvar sua namorada Tillie a Tigresa de um furioso gorila que invade um balé onde esta estava fazendo. 

 Minnehaha (1937)
Conceito de Minnehaha, em 1937
Após lançamento de O Pequeno Havita, a Disney propôs uma sequela que não foi adiante chamado Minehaha, cuja personagem-título é a contraparte feminina do Pequeno Havita.

Snow White Returns (1938)

Em 1938, a Disney planejou um Silly Symphony, que seria uma continuação da Branca de Neve e os Sete Anões, de 1937. 
O enredo do curta chegou a ser roteirizado, porém por algum motivo, o curta acabou não sendo feito.

  O Mágico de Oz (1939)

Com o sucesso de Branca de Neve e os Sete Anões, a Disney tenta fazer uma adaptação do livro Mágico de Oz, de Frank Baum, publicado em 1900. 
Mas a ideia acabou sendo abandonada, porque Walt Disney descobriu que os direitos do livro estavam com Samuel Goldwyn, que produziu o famoso filme estrelado por Judy Garland. 
No elenco estaria o comediante Eddie Cantor e Ed Wynn (que este último, mais tarde, foi dublar o Chapeleiro Louco em Alice no País das Maravilhas, de 1951). 

Termina por aqui a parte 1 desse post, gente. Mas ainda não termina por aqui, porque ainda tem mais obras canceladas.

Até logo!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Flicky

  Flicky é uma personagem clássica da Sega. Muitos já devem ter visto ela nos jogos do Sonic, como um dos animaizinhos que o Sonic costuma salvar das garras de Eggman, mas ela ganha mais destaque no Sonic 3d Blast. Mas a Flicky (Flicky é uma passarinha, segundo o Sonic Wiki) tem um jogo de mesmo nome.
 Poucos sabem, Flicky é mais velho que o Sonic! Enquanto o primeiro jogo do ouriço foi lançado em 1991, Flicky foi lançado 7 anos antes do ouriço existir.


Sobre Flicky

  Flicky como dito acima, é mais velho que o Sonic. O jogo Flicky, foi lançado originalmente em  1984, como um jogo Arcade (fliperamas como Street Fighter). Flicky foi realmente um sucesso na época, o jogo fez tanto sucesso que o jogo teve dois remakes: meses depois Flicky foi lançado para o console SG-1000, e sete anos depois foi lançado para o Mega Drive e Master System, que é a versão mais conhecida que o primeiro. Mas a versão do Mega Drive não surtiu o mesmo efeito da versão Arcade, apesar de ser tão conhecida. 

 Depois disso, o jogo teve muitas mais versões para o Sega CD, Mobile, Mega Net (console do jogo Sonic Eraser), Sega Saturn e até para celulares. 
Flipper do jogo original
Poster do Fliperama de 1984
 O interessante é que eu descobri isso, em 2011, quando fui procurar a última fase do jogo, no You Tube, aí eu encontrei o jogo original de 1984. Quando eu procurei em sites como Wikipédia, falou que Flicky foi lançado em 1984. 


 Sinopse (?)

   O jogo não tem enredo, e muito menos história, mas o jogo possui apenas um objetivo: guiar  os pequenos Chirps (Pio Pio, no original) para a portinha com a escrita FLICKY em cima (na versão americana do Mega Drive está escrito EXIT) o mais rápido possível. Mas no jogo aparecem os Tiger's (Nyannyan, no original) que são gatos listrados (e não tigres) cuja função é de impedir Flicky, na verdade é encher o saco do pobre passarinho e ainda tem os Iggy's (Choro, no original) que são as iguanas verdes que aparecem a partir do Round 10. A medida que você colhe os "pintinhos" (filhotes de passarinho na verdade) formam uma corrente que acaba dificultando de desviar os Nyannyan's e os Iggy's.
    Mas Flicky não estará indefesa coisa nenhuma: espalhadas nos Rounds, Flicky conta com os itens para atirar nos Nyannyan's e nos Iggy's. 
 Os itens variam desde vasos, garrafas, martelos, alicates (que crueldade), maçãs, xícaras, bules, copos de cerveja, panelas, canecas e até presentes de aniversário! (pra quem não acredita veja a imagem abaixo). 
Presentes de aniversário como objeto para atacar... que coisa, Sega!

 As fases

 O jogo começa fácil, mas com o tempo vai complicando o jogo. O jogo, tem no máximo 48 rounds. Só chego no máximo na fase 26. Uma vez eu cheguei até a fase 36! Entre três rounds (fora o primeiro que é depois do segundo) possui um bonus round, cujo objetivo é não deixar os Piopios caírem (não obrigatoriamente). 

 Depois de completar o 48° round aparece uma tela azul com a escrita "Congratulations! You are a Super Player!" (Parabéns! Você é um super jogador!) e aparece os créditos do jogo. Depois disso aparece uma escrita pedindo um desafio. Apertando START, o desafio é continuar a jogar a partir do round 49 e vice-versa. Porém o round 49, é completamente diferente do primeiro, pois aparecem os Iggy's que apareceram primeiramente no round 10 e aumenta a velocidade o que fica muito difícil.      
 
 Gráficos
   
Por ser um jogo dos antigos, Flicky possui gráficos fraquíssimos, ainda que nenhum dos remakes mudou os gráficos do jogo. São leves e muito coloridos e não há nenhum detalhe.


Trilha Sonora
  É o ponto fraco do jogo. O jogo em todos os rounds só possui uma música, e em todos os bonus rounds só tem uma música. A música muito alegre e repetitiva, o que deixa alguns jogadores irritados. A trilha sonora da versão Arcade é bem melhor que a do Mega Drive. 

Jogabilidade

 A jogabilidade de Flicky é simplicíssimo e normal. Os botões A, B e C são para o pulo. Para atirar o item basta pular. 

 Os Piopios parecem ser cegos e os sem óculos pelo menos param, mas os de óculos escuro (que aparecem a partir do round 5) correm feito loucos e correm a tela toda que para pegar eles é muito complicado. 


Flicky e a mulher

No jogo do Mega Drive, vocês já devem ter visto esta imagem embaixo: 
Sem comentários!
 É isso mesmo: uma mulher fazendo uma "dança da bundinha"! Ela aparece raramente, e provavelmente quando você fazer uma certa pontuação atingida, ou de forma aleatória.

Na verdade, é uma das animações que aparecem no jogo tanto que na versão original de 1984, pode ser visto várias animações, inclusive dessa mulher, que na versão do Mega Drive, aparece apenas esta animação.

 Esta é uma figura do jogo original e a animação que aparece é de uma mulher acenando. Mas há muitas outras animações que são alguns animaizinhos que só aparecem dependo da pontuação feita.


Flicky nos outros jogos e na Mídia   
  Flicky aparece em muitos jogos. A passarinha faz muitos cameos nos outros jogos da Sega. Onde dá pra ver evidentemente é nos jogos do Sonic. Desde o primeiro jogo do ouriço, Flicky faz vários cameos como um dos animaizinhos que o espetado azul liberta dos robôs.Mas a azulzinha também aparece em outros jogos sem ser do ouriço: aparece no jogo Super Monaco GP (apenas na versão Arcade), no SDI (também apenas na versão Arcade), e no jogo Flash Point (Idem). 
   Os cameos de Flicky nos jogos do Sonic fizeram tanto sucesso que o Sonic 3d Blast  não passa de um híbrido do jogo da azulzinha com o jogo do ouriço! E ainda por cima Flicky parece ter virado uma personagem da turma do ouriço, ainda que uma Flicky faz um papel muito importante no jogo Sonic Adventure junto com a Amy Rose. E além disso, Flicky pode ser vista facilmente em porção de segundos nos jogos de Olímpiadas do Sonic e Mario e também faz rápidas aparições no Sonic X. 
Confiram:

Cameo de Flicky na versão arcade de Super Monaco GP

Cameo de Flicky no puzzle Flash Point
Cameo de Flicky na versão arcade do jogo SDI
Clássico cameo de Flicky no jogo de 1991 do Sonic
Amy Rose com uma Flicky em Sonic Adventure
No jogo Mario & Sonic at Olympic Games
Cameo de Flicky com os outros animais, em Sonic X

Curiosidade

Flicky seria um personagem jogável no jogo de Master System do Sonic, Sonic Drift. Até existia uma imagem com previsão de que Flicky seria jogável. Porém a personagem foi substituída pela Amy.
File:How can such a small bird drive a car.jpg

Conclusão
 Flicky é um jogo muito simples e divertido. Eu particularmente gosto muito dela, é um dos meus personagens favoritos depois, depois do ouriço e do Mickey. Às vezes eu jogo Flicky ocasionalmente. E muitos já devem ter jogado esse jogo ocasionalmente. O jogo pode ser encontrado facilmente no mercado de jogos da Sega desde sua primeira versão até o Play 3!
 Agora segue as imagens.
Poster com o nome de Flippy (parece ser um trocadilho com Flipper)

Versão original de 1984



Tela da versão original

Este dragão amarelo aparece apenas nesta versão, pois em nenhum remake do Flicky aparece este dragão, como a do Mega Drive, por exemplo.

Versão do SG-1000

Manual do SG-1000






Versão do Mega Drive (1991)
Esta tela só existe nesta versão, pois não tem no jogo original e no remake do SG-1000





Pra fechar com chave de ouro, o post termina com alguns videos em homenagem a Flicky.



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Tetris, um jogo clássico

 Olá, o assunto de hoje é sobre Tetris, um jogo clássico, criado na década de 80, pelos matemáticos russos Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. Alexey e Pavlovsky eram engenheiros informáticos da Academia Russa de Ciências (que existe até hoje) e quanto a Gerasimov era um aluno de lá, aos 16 anos.
 O Tetris foi um dos primeiríssimos itens a ser usado na União Soviética (que deixou de existir em 1991), e também o primeiro a ser visto como uma espécie de vício. 

 O jogo atingiu um alvo inédito na história do videogame!
 Hoje em dia, o jogo Tetris não é um jogo carismático quanto na época, pois pra quem não gosta de jogo puzzle é considerado muito complicado.

História do Tetris   

 Alexey Pajitnov conhece um jogo chamado pentaminó (imagem em baixo). Pajitnov se empolgou tanto com o jogo  que resolveu fazer o jogo em versão virtual no seu computador Electronica 60.
 Pentadominó, o jogo que deu origem ao clássico jogo, tirando uma das peças forma um tetradominó, sendo que sete deles (que dá pra ver nitidamente) são os blocos do jogos.     

Computador Electronica 60, com o jogo Tetris

 Pajitnov removeu uma das peças e deu o nome ao jogo com o nome de Tetris (que pra quem não sabe, é um prefixo que significa literalmente "quatro" em grego. Exemplo: tetra-campeão).

 Objetivo

 O objeto do jogo é simples: consiste encaixar blocos que encaixem na tela e fazer horizontais, e não é só isso é bom acumular para eliminar todas as linhas de uma vez.

Direitos autorais de Tetris

 Tetris foi sendo distribuído informalmente, até chegar na Hungria, onde Robert Stein, um leigo em computadores que não gostava de jogos eletrônicos, passou horas jogando Tetris e decidiu negociar os direitos do game para lançar por sua empresa inglesa Andromeda. O jogo foi editado para o público norte-americano por esta empresa, criando a trilha sonora, o slogan "From Russia With Love", retirado de um filme de 007, e as letras estilizadas com o alfabeto cirílico.    

 Versões de Tetris nos videos games 


  Tetris tem muitas versões em várias empresas de jogos (Sega (raramente), Atari, Capcom (apenas um jogo e é com a Disney) e principalmente a Nintendo). Bem vou mostrar algumas versões. Aqui estão:


Tetris da Nintendo 

 O Tetris da Nintendo, é a versão mais conhecida do Tetris. Tanto que existem muitas versões de Tetris em quase todos os consoles da Nintendo. Veio desde o primeiro console da empresa e tem até uma versão do Nintendo DS! 


Arquivo: Tetrominoes IJLO STZ Worlds.svg
Peças do jogo original

Versão da Nintendo 64

Tetris da Sega
 Sega produziu apenas um jogo (e muito raro) do Tetris para o Mega Drive, sob o direito de Pajitnov. Porém a Nintendo já havia pegado os direitos de Tetris, o que fez a Sega of Japan destruir todas as cópias existentes, mas um dos produtores guardou algumas cópias que sobraram em dias de chuva. O número de cópias desse jogo está estimado a oito ou nove. E o jogo custou 16.000,00 dólares
 O jogo é tão raro que está em quinto lugar no top 10 dos jogos mais raros do mundo. 
 Por ser muito raro, esse jogo não é encontrado facilmente em mercado de jogos. 
 Particularmente gostei muito desse Tetris do Mega Drive, tanto que eu aprendi a jogar Tetris com esse jogo. As músicas (que são viciantes) são o ponto forte do jogo, confesso que até hoje eu gosto das músicas desse jogo. Agora segue as imagens e cinco videos do jogo (todas do You Tube).

Imagens do jogo

Tetris Genesis Select starting level and other preferences.
  
 

                                                                  
 Tetris da Capcom (?)
 Bem, a Capcom não produz jogos do Tetris, apenas o jogo Super Puzzle Fighter II Turbo (mais conhecido como Puzzle Fighter), que infelizmente não é um Tetris e sim um jogo puzzle. Mas há um jogo produzido por ela em parceria com a Disney em 1999 chamado Magical Tetris Challenge. Esse jogo só descobri recentemente, e pode ser jogado nos consoles Arcade, Game Boy Color, Nintendo 64 e PlayStation. Magical Tetris Challenge é na realidade, um jogo da Disney produzido pela Capcom. 

O game combina com o universo dos personagens da Disney. A versão avaliada neste texto é a lançada para Nintendo 64. Você joga com quatro personagens como Mickey, Minnie, Donald e Pateta (imagem abaixo).  

Enredo do jogo
Neste jogo há quatro histórias diferentes, que variam de acordo com o personagem escolhido pelo jogador, mas todas elas convergem em um mesmo ponto: uma rocha que veio do espaço e é encontrada por Donald durante uma pescaria.

 Magical Tetris Challenge é um ótimo jogo, pois não é incrível apenas no que diz respeito aos gráficos e trilha sonora, mas também com relação à jogabilidade, que combina o estilo clássico de Tetris com novos elementos; características que fazem deste um game memorável! 


Tetris do Atari
 Lançado em 1988, antes da Nintendo fazer o seu primeiro Tetris, é talvez o primeiro Tetris feito por uma empresa de jogo (fora a Nintendo e a Sega). Mas o jogo foi sob licença da Nintendo que já havia "comprado" antes. Também não tenho muita informação sobre esse Tetris. Os gráficos são muito simples e não aparecem as peças dos blocos (só se forem quebrados, pra entenderem melhor observem a imagem embaixo).

 Segue as imagens.  
 



Conclusão


 Tetris é realmente um jogo clássico. Com certeza não há ninguém que não conheça esse Tetris, principalmente jogando numa Nintendo. Fora a raríssima versão do Mega Drive e a versão do Atari.

 Enfim Tetris é de fato um jogo bastante popular, mas para quem não gosta de puzzle é considerado chato e irritante. Mas Tetris é um ótimo jogo, além de simples e divertido. Todos conhecem o Tetris por sua música russa.