quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Música, Maestro, o clássico esquecido da Disney

O post de hoje outro clássico pouco lembrado da Disney. Música, Maestro! (Make Mine Music, no original) é o oitavo filme da Walt Disney Feature Animation Studios, lançado em agosto de 1946.
Música, Maestro! assim como Tempo de Melodia (1948) e Fantasia (1940), é um filme-pacote (filmes segmentados, também chamados de filmes de compilação) e também possui uma certa semelhança com Fantasia, porém a grande diferença é dos segmentos que em vez de serem eruditos como Fantasia, possuem músicas modernas da época (década de 1940).
Música, Maestro! é um dos clássicos mais obscuros da Disney, ao lado de A Canção do Sul, lançado no mesmo ano (1946).

Sinopse
Música, Maestro! assim como Fantasia e os demais filmes da Disney da década de 1940, é um filme segmentado. 
Ao contrário dos outros longas dos anos 40, que possuem segmentos de até no máximo oito, Música, Maestro! possui ao todo dez segmentos, sendo que alguns de seus segmentos foram deletados com o tempo e que alguns segmentos tiveram cenas reaproveitadas de Fantasia.
São eles:

Pereiras e Padilhas*
       Era o primeiro segmento do filme. Trata-se de um romance entre dois personagens de dois diferentes clãs que são rivais, sendo uma história à la "romeu e julieta".
Este segmento foi deletado, devido ao humor politicamente incorreto de guerra, afinal a história é uma paródia literal da guerra entre os clãs Hatfield e McCoys (1863–1891).

        *Obs.: O Wikipédia escreveu incorretamente o nome do segmento de King's Men que é o conjunto que narrou o segmento. O nome do segmento é Pereiras e Padilhas (The Coys and the Martins, no original).

Blue Bayou 
          Era o segundo e então primeiro segmento do filme. 
É uma história de amor entre duas garças com o reflexo da Lua cheia num riacho de um pântano.
Este segmento inicialmente estaria em Fantasia musicado pela música Clair de Lune, de Claude Debussy. 

All the Cats Join In
Era o terceiro, e atualmente o segundo segmento.
Com a participação de Benny Goodman, este segmento através de um lápis vai mostrando a adolescência americana da década de 1940 com um jazz típico da época. 

Sem Teu Amor
        Este segmento cantado por Andy Russell trata-se de um poema de um amor perdido e as cenas vão sendo imagens vistas de uma janela chuvosa. 

Castro é o Astro
       Baseado no famoso poema de mesmo nome e narrado por Jerry Colonna, conta a história de um jogador de beisebol arrogante e que julga ser o centro das atenções por ser o melhor dos jogadores, mas acaba se dando mal no final!

Duas Silhuetas
         Este segmento narrado por Dinah Shore, mostra as silhuetas em live-action dos bailarinos David Lichine e Tania Riabouchinska em uma dança fantasiosa acompanhados com as silhuetas animadas de querubins.  

Pedro e o Lobo
Este segmento é talvez um dos mais conhecidos segmentos do filme.
É a adaptação da história infantil de mesmo nome de Sergei Prokofiev e é narrado por Sterling Holloway. 
   Pedro sonha em querer caçar um lobo, e consegue realizar o seu sonho, as escondidas de seu avô super-protetor e com a ajuda dos animais e dos caçadores, ele consegue caçar o lobo.
Cada personagem deste segmento representa um instrumento musical.

After You've Gone
              Este segmento, mais uma vez traz a participação de Benny Goodman e sua orquestra que faz as cenas surreais representadas por personagens que são na maioria instrumentos musicais antropomórficos.

Johnny Fedora e Alice Bluebonnet
Este segmento com a vozes das Andrews Sisters mostra de maneira lúdica e fofa, um romance entre Johnny, uma fedora e Alice um chapéu feminino azul.
Quando Alice foi vendida, Johnny tenta fazer de tudo para encontrar a sua amada. Depois de uma série de peripécias, Johnny finalmente encontra Alice quando viram ornamentos de cavalos de charrete.

A Baleia que Queria Cantar ou Willie, a Baleia Cantora 
Este segmento também é um dos mais conhecidos do filme. Sob a narração de Nelson Eddy, a trama é sobre Willie, uma baleia cachalote que possui um incrível talento musical e almeja ser um cantor de ópera.
Porém Tetti-Tatti, um empresário italiano arrogante, quer matar Willie atravessando-o com um arpão, na crença de que a baleia engoliu cantores para ter esse talento musical.

Recepção

              Quando Música, Maestro foi lançado, Walt Disney sentiu que o filme foi uma decepção para ele, pois o filme foi mal-recebido pelos críticos cinematográficos.
Com esse ódio dos críticos pelo filme, os segmentos foram lançados independentemente nos anos seguintes, como por exemplo o último segmento, Willie, a Baleia Cantora veio em versão VHS como se o filme não fosse parte de um filme.
O segmento Casey at the Bat também foi lançado independentemente, e o segmento recebeu uma continuação chamada Casey Bats Again, lançada em 1954.

     Apesar do "fracasso", Música, Maestro! teve um público bom e foi muito prestigiado na época e até venceu no Festival de Cannes na categoria de melhor design de animação no mesmo ano de lançamento na França.

Curiosidades
   - Música, Maestro é um dos poucos filmes da Disney que não teve Blu-Ray e não se sabe se a Disney tem planos de Blu-ray para o longa. O mesmo acontece com os outros longas dos anos 40 como Tempo de Melodia (1948) e Como é Bom se Divertir (1947). 


    - O curta Destino, lançado em 2003, foi planejado para estar em Música, Maestro. A ideia foi cancelada e não foi colocado no filme. Embora que Destino inicialmente estaria num filme cancelado chamado popularmente de Cuban Carnival, que seria o último filme da Disney voltado na América Latina.
O curta não foi feito até ser produzido no final dos anos 90 pelo sobrinho de Walt Disney, Roy E. Disney.

       - O segmento Castro é o Astro teve uma continuação chamada Casey Contra-Ataca.
 Foi lançado em 1954 e não é narrado por Jerry Colonna.

            - Há uma versão do segmento Johnny Fedora and Alice Bluebonnet, que não é cantada pelas Andrews Sisters.
Essa versão pode ser vista no You Tube, clicando aqui.

         - Nas décadas de 1980 e 1990, os segmentos Willie, a Baleia Cantora e Pedro e o Lobo foram lançados em VHS.




     - Jerry Colonna que narrou Casey at the Bat e Sterling Holloway que narrara Pedro e o Lobo, mais tarde estariam dublando a Lebre de Março e o Gato Risonho respectivamente em Alice no País das Maravilhas (1951). 

- É o segundo filme dirigido por Clyde Geronimi. O primeiro foi Você Já Foi à Bahia (1944). Os filmes que Geronimi dirigiu depois de Música, Maestro foram Tempo de Melodia, As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo (1949), Cinderela (1950), Alice no País das Maravilhas, Peter Pan (1952), A Dama e o Vagabundo (1955), A Bela Adormecida (1958) e 101 Dálmatas (1961).

- É o quinto filme dirigido por Hamilton Luske. Os filmes que Luske dirigiu antes foram Pinóquio (1940), Fantasia, O Dragão Relutante (1941) e Alô, Amigos. Os filmes que Luske dirigiu depois de Música, Maestro foram Como é Bom se Divertir, Tempo de Melodia, Tão Perto do Coração (1948), Cinderela, Alice no País das Maravilhas, Peter Pan, A Dama e o Vagabundo, Donald no País da Matemágica (1959), 101 Dálmatas e Mary Poppins (1964).

- É o segundo filme dirigido por Jack Kinney, sendo o primeiro The Three Caballeros e o terceiro e último As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo.

Conclusão
Música, Maestro é um clássico completamente esquecido da Disney. Não se sabe se a Disney tem alguma ideia de Blu-ray para o longa.
O problema é que as pessoas de hoje em dia que viram os segmentos independentemente como Pedro e o Lobo ou Willie, a Baleia Cantora em VHS ou em DVDs nunca irão descobrir e perceber que esses segmentos são de um clássico, de um longa, de um filme chamado Música, Maestro!

2 comentários:

  1. Até hoje choro com willie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, é uma pena uma baleia com um grande talento e que teria um grande futuro pela frente como Willie ter sido injustiçada e assassinada por alguém como Tetti-Tatti.

      Excluir